O uso correcto do preservativo masculino pode evitar uma gravidez
O preservativo masculino é um método contraceptivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora feminina), fecundando-o e dando origem a uma gravidez.
Para que o preservativo seja eficaz deve ser colocado desde o início da relação sexual, com o pénis em erecção e antes de qualquer contacto genital, evitando a passagem de fluidos que já contenham espermatozóides para a vagina. No final da relação sexual o preservativo deve ser retirado após a ejaculação, antes do pénis começar a perder rigidez. Voltando o pénis ao estado de flacidez deixa o preservativo largo, podendo haver 'fugas' de esperma, o que pode constituir um risco de gravidez devido à possibilidade de escorrer esperma para o interior da vagina. É de extrema importância uma leitura atenta do folheto informativo que acompanha a embalagem dos preservativos.
- Criado em .
- Última atualização em .
Relações sexuais
Tive relações sexuais com o meu namorado e ele utilizou preservativo, mas mesmo assim ele não quis ejecular dentro da vagina por prevenção. Após terminada o ato sexual enchemos o preservativo com água e a água ficou acumulada dentro do preservativo, há alguma possibilidade estar grávida? (Não tomo pílula)Atraso menstrual
Olá,Tive relações protegidas no dia 26 de maio, o meu ultimo periodo menstrual acabou dia 25 desse mês mas desde ai que não apareceu, ou seja, há cerca de 2 meses. Não noto nenhum sintoma de gravidez para além de umas cólicas intestinais de vez em quando. posso estar grávida?
ausencia de mestruação
Boa noite,eu tive relações á 7 semanas, passadas 2 semanas tive a mestruação, desde então não tive nais relações e agora tenho a mestruação atrasada, existe a possiblidade de estar grávida?
possível gravidez
ola,eu tive relacoes sexuais varias vezes com o meu marido,com preservativo,so que, antes de colocar o preservativo,no s faziamos um pouco sem.e a mais ou menos 3 meses a tras eu tive um aborto espontanio ,entao no mes de setembro a minha menstruacao veio mais ou menos no dia 24,25 e, no mes de outubro ela veio 14,15,so que em novembro ela nao veio de jeito nenhum,entao eu estou sem saber o que pode estar acontecendo.porfavor se for possivel me ajude a tentar a esclarecer as minhas duvidas.desde ja muuuuuuuito obrigada..cumprimentos e obrigada por responderem
atraso menstrual
Boa noite, decidi fazer uma pausa na toma da pílula, o período veio, porém, em menos quantidade. No mês a seguir, uns dias antes do período aparecer, fiz relações sexuais com preservativo, a meu ver não rompeu nem nada e não estava no período fértil. Mas já passou quase um mês e o período ainda não apareceu! Não sei se foi por causa da pausa da pílula, se engravidei mesmo com o preservativo, ou por causa de muito stress que já tenho há muito tempo. Antes de fazer relações sexuais, já sentia dores menstruais, e sinto agora também. Agradecia que me ajudassem.Olá Rafael,
Nas circunstâncias que descreves há alguma probabilidade de ocorrer uma fecundação, sobretudo se a mulher estiver no período fértil. No entanto, a toma da pílula do dia seguinte logo após a relação sexual leva a que haja uma redução dessa probabilidade.
A "barriga inchada" pode dever-se a outra coisa, como seja, por exemplo, as próprias alterações hormonais que ocorrem quando se toma a pílula do dia seguinte. Para "jogar pelo seguro", o melhor é mesmo fazer um teste de gravidez que sugerimos que seja feito 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.
Continuem a usar preservativo nas relações sexuais e segurem-no na base no momento de retirar o pénis.
Olá Susana,
A toma de contracetivos hormonais leva a "adaptações" por parte do organismo, sendo "normal" haver desregulações na menstruação. No entanto, se os sintomas prevalecerem por mais de 3/4 dias ou se, durante a toma da próxima caixa, voltares a ter os mesmos sintomas, consulta o teu médico assistente. Poderá apenas ser necessário rever o tipo de contracetivo, nada mais.
Olá Maria,
Ao contrário de outros contracetivos hormonais, a pílula tem um "período de carência", ou seja, atinge o nível de eficácia máxima apenas após o primeiro mês de toma, sendo perfeitamente seguro a partir da 2ª caixa (se tomado corretamente e de acordo com as indicações médicas).
Gravidez
Por exemplo se hoje começar a tomar a pilula, e amanha tiver relaçoes sexuais ha possibilidade de engravidar? ou a pilula atua logo após o primeiro dia de a tomar?menstruação a mais
Boa tarde,No dia 23 terminou a minha menstruação que durou os dias normais, no entanto , hoje dia 04 de Março voltei a menstruar. Começei o mês passado a tomar a pilula tri minulet será por isso? Mas ainda nem terminei a pilula, nem passaram 28 dias para voltar a menstruação.
Obrigada pela resposta
Eu e a minha namorada tivemos relações sexuais protegidos. No entanto quando tive o orgasmo e acabamos o acto, ela saiu e o preservativo foi com ela. Como precaução ela tomou a pílula do dia seguinte passado nem 1h do fim da relaçao. Após 1 semana ela tem a barriga inchada, será que pode estar gravida?
Gravidez
Boa tarde.Eu e a minha namorada estávamos a ter relações sexuais protegidos, ate que eu tive o orgasmo, ai acabamos e no momento em que ela saiu o preservativo foi com ela. Para prevenir comprou-se a pílula do dia seguinte, e ela tomou-a passado nem 1h da relação sexual. Ela sente a barriga inchada há já 1 semana, será que pode estar gravida?
Olá Sofia,
Sim, pode acontecer por causa dos lubrificantes dos preservativos. Alguns "restos" da menstruação podem "soltar-se" das paredes do canal vaginal depois da penetração. Se houver corrimento mais prolongado ou de cor "anormal", então deves consultar o teu médico de família ou ginecologista.
Olá Beatriz, boa noite.
Pelo que descreves não há qualquer possibilidade de ocorrer uma gravidez. Ainda assim, sugiro que não tomes a pílula do dia seguinte como método anticoncecional . Pensa em alternativas e fala com o teu médico sobre o assunto. Hoje em dia há contracetivos como o anel vaginal, o implante subcutâneo ou o adesivo que são tão eficazes como a pílula. Deves sempre falar com o teu médico antes de tomar ma decisão, pois ele poderá aconselhar-te o método mais adequado a ti. E continua a usar preservativo para te protegeres de infeções sexualmente transmissíveis!
Tenho uma pergunta...
O meu período veio certo, e tive-o durante 5 dias... E parou não veio mais nada. Entretanto, após dois dias de ter acabado, tive uma relação sexual com preservativo. Quando cheguei a casa fui a casa de banho e parecia que o período não tinha acabado, como se fosse os restos, como se fosse já no fim quando já não sai nada. É normal? Será apenas restos do período?a minha situação é a seguinte, não tomo pílula anticoncepciona l, mas tive uma relação com o uso de preservativo, apesar de que quando ia coloca-lo reparei logo que estava do lado errado, virei-o ao contrario e coloquei-o correctamente. Ainda assim, por questões de segurança quis tomar a pílula do dia seguinte 18h depois da relação sexual.
há alguma possibilidade de estar grávida?