O que faz um Director Pedagógico

Votos de utilizador:  / 39
FracoBom 

O objectivo principal da função de Director Pedagógico é acompanhar o processo de ensino e aprendizagem decorrente duma actividade de formação. Esta função pode existir numa entidade que tenha um Departamento de Formação activo e que faça um acompanhamento e avaliação da formação que os seus colaboradores frequentam. Ou pode existir numa entidade formadora acreditada pelo Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras da DGERT.

O Director Pedagógico deve:

  1. Coordenar e supervisionar o planeamento, execução e avaliação da formação

  2. Coordenar as questões pedagógicas inerentes e decorrentes do processo formativo

  3. Acompanhar o processo de ensino (formadores) e aprendizagem (formandos)

  4. Dispor dos materiais e equipamentos para planeamento, execução e avaliação dos programas de formação

  5. Promover a actualização de conteúdos, manuais e documentação de suporte à formação

  6. Promover a actualização de todos os materiais de suporte à formação

  7. Promover a introdução de recursos tecnológicos actualizados

  8. Acompanhar a elaboração de conteúdos, manuais, documentação e outros materiais de suporte à formação

  9. Promover e coordenar as reuniões com a direcção de formação, coordenadores e formadores

  10. Sugerir estratégias que contribuam para cumprir os objectivos operacionais da empresa


ermelinda Kungi Quinto Community Builder Avatar   18.08.2016 (17:01:40)
Informação Sim Não

Boa tarde,

Estou interessada em receber informações vossas.

 
 
       
 
Lourenço Community Builder Avatar   20.02.2013 (10:50:16)
contribuiçao na tentativa de responder a questao Sim Não

uma só circunstancia triste durante o aniversario do seu filho não permite muitas conclusões, porem, você fala do comportamento da criança ou do comportamento do pai da criança? O problema da criança nem sempre é culpa dos pais. repara que os adultos se orientam por responsabilidades enquanto que as crianças por prazeres. Nem sempre um bom pai gera filhos bem comportados, e vice-versa. é dai a tarefa da escola ou dos jardins de infância para ajudarem na construção de personalidades.

 
 
       
 
José Auguto Community Builder Avatar   22.08.2016 (17:27:45)
contribuição Sim Não

Caro Lourenço.
A escola pode contribuir muito, porém minha experiência mostra que existe uma tendência da família jogar a responsabilidade para escola e em outra situação a família não admite que existe um problema e não aceita as sugestões da escola.
São poucas as famílias que criam uma sintonia com a escola a ponto de gerar uma colaboração em benefício da criança. Infelizmente são poucas famílias....

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.09.2009 (17:12:44)
Sim Não

Cara Leidiana Silva,

Tendo em conta que a esfera profissional pode ser completamente distinta da esfera pessoal, parece-nos que poderá não colocar em causa a credibilidade desta pessoa mas que poderá estar mais atenta ao seu desempenho profissional, sendo que pode pedir à escola que lhe apresente o Plano de Desenvolvimento Pedagógico, ou Plano Pedagógico, das crianças, se não o fez já, e acompanhar as actividades que a escola propõe para o desenvolvimento das crianças.

Poderá estar atenta também através do desenvolvimento do seu filho, veja se ele tem comportamentos adequados à idade, se faz actividades adequadas à idade, se desenvolve competências adequadas à idade. Para fazer este acompanhamento sugerimos que faça uma pesquisa por "marcos de desenvolvimento" no site http://brasil.babycenter.com/. Lembre-se que cada criança tem ritmos próprios que nem sempre correspondem ao "normal".

 
 
  Beatriz Madeira      
 
leidiana dos santos silva Community Builder Avatar   14.09.2009 (13:44:23)
26 Sim Não

fiz uma festa de aniversario do meu filho e convidei os coleguinhas da sala dele jardimI, uns dos coleguinhas é filho da diretora pedagogica da escola, durante a festa esse menino bateu em todos os coleguinhas que estava presente, furou o bolo da festa com o dedo e na hora de ir embora deu birra de rolar no chao, minha pergunta é: devo ficar preocupada em relação a credibilidade nesse profissional da escola ( a mae do coleguinha)?

 
 
       
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas