Métodos contracetivos - DIAFRAGMA

Votos de utilizador:  / 5
FracoBom 

O diafragma é um pequeno anel flexível coberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado dentro da vagina de forma a cobrir o colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides.

O papel do diafragma é obstruir completamente o colo (entrada) do útero, impedindo que os espermatozoides atinjam o útero e, consequentemente, fertilizem um óvulo. O diafragma pode ser utilizado diversas vezes, ao contrário do preservativo que apenas deve ser utilizado uma vez.

Após ocorrer a relação sexual, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, seco e guardado em recipiente próprio. Se forem seguidas estas recomendações, um diafragma pode durar até 3 anos.

A utilização do diafragma deve ser, inicialmente, acompanhada por um técnico da saúde (médico/a ou enfermeiro/a) de forma a que haja uma adequada escolha do tamanho e para que as recomendações de utilização possam ser transmitidas por um profissional qualificado.

O diafragma não pode ser usado por mulheres virgens ou que tenham problema no colo do útero ou, ainda, que tenham sensibilidade ao látex. Deve ser colocado até 5 horas antes da relação sexual e é aconselhável que seja usado com um espermicida, creme a ser aplicado de 15 a 20 minutos antes da relação sexual.

A eficácia do diafragma não é das mais elevadas, podendo ter um índice de falha superior a 10%, havendo outras desvantagens, como sejam o risco de odor desagradável, corrimento vaginal, aumento do risco de infecção do trato urinário e a não prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas

 

Destaques Agenda