Foi apresentada, a 4 de Agosto, a estratégia de vacinação que prevê a distribuição gratuita da vacina contra a gripe sazonal a um grupo específico de portugueses, assim como o aumento do número de pessoas vacinadas.
De acordo com o comunicado do Portal do Governo, durante os próximos três anos, as pessoas residentes em lares ou internadas em unidades de cuidados continuados, os beneficiários do Complemento Solidário do Idoso e os profissionais de saúde a prestar serviço nas unidades de Cuidados de Saúde Primários e nos hospitais vão receber de forma gratuita a vacina trivalente que confere protecção contra a gripe sazonal.
A vacina será disponibilizada através das Administrações Regionais de Saúde e distribuída nos centros de saúde, nas unidades de saúde familiar e nos hospitais para os profissionais de saúde. A estratégia, apresentada pela Ministra da Saúde, pretende desencadear uma protecção contra a gripe sazonal através da vacina trivalente e também combater o vírus da gripe A, com a vacina monovalente.
A Ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que "com esta estratégia vacinal o Ministério da Saúde considera que estão asseguradas as condições para reduzir a mortalidade por gripe e, simultaneamente, minimizar o impacto negativo associado ao absentismo e ao aumento do consumo de recursos de saúde".
Data: 05-08-2010
Fonte: Portal do Cidadão com Portal do Governo
Consulte
Apresentado relatório sobre vacinação anti-gripal em Portugal 2010-2011