Idade oficial para a reforma em Portugal

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

A idade oficial da reforma normal - sem sofrer penalizações - em Portugal tem vindo a aumentar.

Progressão

2017 - 66 anos e 3 meses de idade

2018 - 66 anos e 4 meses de idade

2019 - 66 anos e 5 meses de idade

Com a aprovação da Lei da Convergência de Pensões, a idade da reforma em Portugal passou a ser igual para os setores público e privado, sendo a fórmula de cálculo da pensão igual para todos os trabalhadores.

Reforma a partir dos 66 anos sem penalização

É possível, consoante a duração da carreira contributiva, pedir a reforma sem penalização antes dos 66 anos. Por cada ano de descontos acima dos 40 de contribuições são subtraídos 4 meses à idade de reforma normal.

Reformas antecipadas

As pensões iniciadas em 2018 sem que se tenha atingido a idade de acesso à reforma normal sofrem um corte de 14,5%. A este corte juntam-se outros cortes associados ao número de meses que separam a atribuição da reforma antecipada e a idade legal de reforma.

Mínimo de descontos para a reforma

Por norma, é necessário descontar durante 15 anos - prazo de garantia - para poder pedir a reforma, havendo exceções em casos muito particulares.

dinheiro


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas