Skip to main content

Idade oficial para a reforma em Portugal

A idade oficial da reforma normal - sem sofrer penalizações - em Portugal tem vindo a aumentar.

Progressão

2017 - 66 anos e 3 meses de idade

2018 - 66 anos e 4 meses de idade

2019 - 66 anos e 5 meses de idade

Com a aprovação da Lei da Convergência de Pensões, a idade da reforma em Portugal passou a ser igual para os setores público e privado, sendo a fórmula de cálculo da pensão igual para todos os trabalhadores.

Reforma a partir dos 66 anos sem penalização

É possível, consoante a duração da carreira contributiva, pedir a reforma sem penalização antes dos 66 anos. Por cada ano de descontos acima dos 40 de contribuições são subtraídos 4 meses à idade de reforma normal.

Reformas antecipadas

As pensões iniciadas em 2018 sem que se tenha atingido a idade de acesso à reforma normal sofrem um corte de 14,5%. A este corte juntam-se outros cortes associados ao número de meses que separam a atribuição da reforma antecipada e a idade legal de reforma.

Mínimo de descontos para a reforma

Por norma, é necessário descontar durante 15 anos - prazo de garantia - para poder pedir a reforma, havendo exceções em casos muito particulares.

dinheiro

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Lurdes Alves
Boa tarde fiz uma cirugia a um dedo do pé e estive um mês de baixa mas como o dedo nunca deichou de doer nem desemalamos estou a trabalhar áspide meses ,voltei ao médico e ele aconselhou-me a ficar de baixa outra vez queria sabe
Boa tarde estive de baixa um mês por ter feito uma cirurgia e fui trabalhar á dois meses posso voltar para a baixa?