Programa Nacional de Vacinação – Vacina Prevenar gratuita a partir de 1 Janeiro 2015

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

A vacina Prevenar vai ser gratuita para crianças nascidas a partir de 1 Janeiro 2015, assim como para adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu que a vacina Prevenar vai ser gratuita para todas as crianças nascidas a partir de 1 Janeiro deste ano, assim como para adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco: portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, assim como de cancro do pulmão.

prevenar

A vacina passa a integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de 1 Junho, nos centros de saúde. Para a restante população, a vacina será comparticipada em 15% do seu custo.

Prevenar é uma vacina pneumocócica: protege de bactérias do tipo pneumococo que causam doenças graves como meningite, pneumonia, septicemia, otite média aguda, alguns outros tipos de infeções nos ouvidos, sinusite e alguns tipos de infeções na corrente sanguínea.

Crianças com menos de dois anos, ou que tenham nascido prematuramente, ou que sejam asmáticas, diabéticas, portadores de Síndrome de Down ou deficiência imunológica são mais propensas para desenvolver estas doenças.

A vacina é administrada em três doses e um reforço, podendo vacinar-se crianças até aos 5 anos. A primeira dose poderá ser administrada a partir dos 2 meses, sendo seguida de mais duas doses. É recomendado, pelo menos, um mês de intervalo entre as doses. A quarta injeção – reforço – deverá ser dada entre os 11 e os 15 meses.

Existem casos em que a vacina Prevenar não deve ser administrada, sendo de consultar previamente o/a médico/a e/ou enfermeiro/a de família, adiando a vacinação para quando a criança ou a pessoa esteja em condições de a receber.

Atenção:

  • Todos os medicamentos e vacinas devem ser mantidos fora do alcance e da vista das crianças.

  • Não utilize nenhum medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem ou no rótulo.

  • Não deite fora os medicamentos na canalização ou no lixo doméstico, entregue-os na farmácia.

Comunicado de 25 de maio do Diretor-Geral de Saúde:

O Diretor-Geral da Saúde, Franscisco George, divulgou na segunda-feira, dia 25 de maio, um comunicado sobre a vacina contra a doença pneumocócica (Prevenar 13®). De acordo com o documento:

    • A vacina Prevenar 13® para prevenção da doença pneumocócica que se pode manifestar por meningite, septicémia, pneumonia e otite, entre outras doenças, será integrada no Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir do dia 1 de Julho de 2015;

    • A partir daquela data a vacina passa a ser gratuita para todas as crianças nascidas desde 1 de Janeiro de 2015;

    • Estas crianças serão vacinadas de acordo com o esquema recomendado de 3 doses. A primeira das quais aos 2 meses de idade, seguida de segunda dose aos 4 meses e da última dose entre os 12 e 15 meses de idade;

    • A vacina será também gratuita para alguns grupos de risco que serão vacinados mediante indicação médica;

    • A partir do dia 1 de julho de 2015, a vacina Prevenar 13® será também comparticipada ao abrigo do escalão D (15 %) para os cidadãos com receita médica que se dirijam a uma farmácia.

Comunicado de 27 de maio da Direção-Geral de Saaúde:

O Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, divulgou hoje, dia 27 de maio, o comunicado C95_02_v1, sobre a vacina contra a doença pneumocócica (Prevenar 13®). De acordo com este documento:

    • A partir do dia 1 de julho de 2015 a vacina Prevenar 13® estará disponível nos centros de saúde, uma vez que foi integrada no Programa Nacional de Vacinação (PNV);
    • A vacinação é gratuita, para todas as crianças nascidas desde 1 de janeiro de 2015;
    • O esquema de vacinação recomendado fica completo com 3 doses da vacina, administradas nas seguintes idades:
    • 2 meses;
    • 4 meses;
    • 12 meses;
    • A vacina Prevenar 13® previne a doença pneumocócica que se pode manifestar por meningite, septicémia, pneumonia e otite, entre outras doenças;
    • A vacina será também gratuita para alguns grupos de risco que serão vacinados mediante indicação médica;
    • A partir do dia 1 de junho de 2015, a vacina Prevenar 13® será também comparticipada ao abrigo do escalão D (15 %) para os cidadãos com receita médica que se dirijam a uma farmácia.

Este documento informa também que o comunicado C95_01_v1, de 22 de maio, divulgado pela Direção-Geral da Saúde no início desta semana, fica sem efeito.

 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas