Saiba quem pode ajudar na sua declaração de IRS de 2015

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

Saiba quais as entidades que podem beneficiar da consignação de 0,5% do IRS em 2015, relativa a rendimentos de 2014.

Todos os anos, aquando a entrega da declaração de rendimentos tributáveis (IRS) às Finanças, os contribuintes podem, por opção livre, indicar uma entidade que poderá beneficiar da consignação de 0,5% do IRS que vai pagar ao Estado.

A consignação é uma doação/contributo que não tem custos para o contribuinte, uma vez que utiliza 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado e não do que é devolvido ao contribuinte.

A AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) publicou a pdfLISTA das entidades elegíveis para a consignação de 0,5% do IRS pago à Autoridade Tributária.

Consignação do IRS de 2014

Para fazer a consignação dos 0,5% do IRS, o contribuinte deve identificar no quadro 9 do anexo H do modelo 3 o nome da instituição que quer beneficiar e o respetivo NIPC (número de identificação de pessoa coletiva).

As entidades beneficiárias podem ser Instituições Religiosas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública.

Para além da consignação de 0,5% do IRS, o contribuinte pode também contribuir com a dedução de 15% do IVA suportado.

No entanto, a dedução de 15% do IVA implica os respetivos custos para o contribuinte, já que este abdica de 15% do reembolso do IVA sobre despesas de reparações de automóvel, cabeleireiros e despesas com restauração e hotelaria.

Neste caso, o contribuinte pode optar por receber a dedução de IVA no IRS ou entregá-la a uma instituição, fazendo a indicação no modelo 3, no espaço relativo ao IVA.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas