Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

reforma por invalidez - Elsa

reforma por invalidez - Elsafoi criado por Pedro Ferreira

01 Jul. 2014 10:02 #11562
Boa tarde! Eu ando lendo a vossa pagina na internet e atrevi-me a colocar uma questao. Tenho 39 anos sofro de colite espatica ha 25 anos, doença celiaca, problemas de coraçao, com agravamento o que muitas vezes me impede de trabalhar e recorrer a baixa. Trabalho por turnos e por vezes é dificil faze-los ficando no edificio, pois as diarreias sao constantes todos os dias, fazer o turno da manha so pode ser em jejum para nao causar problemas no trabalho embora o chefe aceite as minhas idas ao wc varias vezes,Estou a ser seguida por um medico em barcelona pela parte de gastro e pelo coraçao por uma medica portuguesa. Estou pensar pedir reforma por invalidez pois o meu medico de barcelona e minha medica do trabalho me dizem que nao posso trabalhar assim , nem por turnos e é sempre chato as baixas, a doença do intestino vai piorando ao ponto de nao conseguir comer quase nada, sou intolerante a muitos alimentos, medicamentos etccc, e sofro imenso com isto, por vezes" arrasto-me" para o trabalho, nao ha cura para estas doenças infelizmente. As leis mudaram quanto as reformas por invalidez, e ja reparei que a colite nao esta inserida nas doenças que dao acesso a reforma. So vou a medicos particulares o medico de familia so vou para algumas analises, baixa etcc mas tem informaçao sobre meus problemas de saude. Sera preferivel trazer o meu medico de gastro para o dia da verificaçao de incapacidade? Ou poderei contactar alguem que me oriente no sentido de dizer se tenho muitas possibilidades de reforma ou nenhumas? Isto evitava perda de tempo e dinheiro. Desde ja agradeço o tempo disponibilizado, Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico reforma por invalidez - Elsa

01 Jul. 2014 14:17 #11578
Cara Elsa, boa tarde.

Se vai ter de comparecer a uma "junta médica" para verificação da incapacidade, então sugerimos-lhe que reúna toda a documentação que tem sobre o seu estado de saúde, incluindo exames médicos, diagnósticos e relatórios médicos (do médico de Barcelona, da médica do coração, da médica do trabalho e do médico de família), terapêutica (medicamentos e outros tratamentos), etc.. Não será necessário que o seu médico de Barcelona a acompanhe no dia da verificação da doença, mas será fundamental que haja vários relatórios médicos que atestem a sua incapacidade.

Poderá aproveitar o facto de ir a esta "junta médica" e a coleta de toda esta informação para, depois, ir à Seg. Social e perguntar quais são as suas opções para o futuro e o que é necessário fazer para requerer cada uma delas. Assim, poderá ficar bem informada sobre as alternativas adequadas à sua situação e ao seu estado de saúde.
Tempo para criar a página: 0.251 segundos