Comecei há 3 meses a trabalhar numa nova empresa. Estou no departamento comercial internacional o que envolve muitas viagens. A empresa trabalha de uma forma muito diferente ao que estou habituada e por isso tenho algumas dúvidas:
- a empresa tem "pica" mas nós não recebemos nem horas extra nem acumulamos em banco de horas. É esperado que todos trabalhem mais do que as 8 horas mas não há qualquer tipo de remuneração ou compensação. Isto está correcto?
- Quanto às viagens (muito longas) dizem-me que tenho que compensar as horas de "trabalho perdido" no avião e nos táxis com horas extra. Dependendo da agenda de trabalho, saio do hotel normalmente às 8 horas da manhã e regresso na melhor das hipóteses às 19h. Muitas vezes tenho viagens internas e por isso só chego à noite ao hotel. O meu chefe diz que se tenho 4 reuniões por dia, considera apenas que trabalhei 4 horas (cada reunião tem em média 1 hora) e que por isso tenho que compensar as restantes 4 horas de um dia normal de trabalho. Ou seja, não tem em conta o tempo que perco no transito ou no avião. Isto significa que para eu trabalhar mais essas 4 horas por dia, teria que dormir menos 4 horas por noite... Para terminar, depois de uma viagem de avião de 12 horas, é-me exigido que vá para o escritório terminar o dia de trabalho. A grande maioria das vezes chego a Portugal à hora do almoço (depois de 12 horas em aviões e aeroportos) e acham perfeitamente natural que vá para o escritório escrever relatórios (quando posso perfeitamente fazê-los de casa).
A lei prevê este tipo de situações? Como é que me posso defender?
Obrigada!