Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

sem contrato e seguranca social

sem contrato e seguranca socialfoi criado por drakdragul

23 Out. 2013 13:07 #9618
Boa tarde eu trabalho numa oficina de pintura a 4 anos sem contrato e sem descontos para a segurança social e descubri que tambem nao tinha seguro de trabalho e apos muitas tentativas para assinar contrato o patrao propos-me duas soluções ou saia da empresa ou passo a trabalhar a hora. Tenho direito a receber alguma coisa? Obrigada cumps

Respondido por Beatriz Madeira no tópico sem contrato e seguranca social

23 Out. 2013 14:19 - 07 Abr. 2024 15:28 #9620
Caro drakdragul, boa tarde.

A situação deve ser denunciada à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (1) uma vez que é totalmente ilegal e para que possa vir a ter direito a subsídio de desemprego, no caso de sair.

Se sair tal e qual está e por sua iniciativa, fica sem direito a nada. Se sair por sua iniciativa depois de fazer a denúncia o processo deverá seguir para Tribunal de Trabalho e ficará em situação de requerer o subsídio de desemprego e exigir o pagamento de indemnização. Se passar a trabalhar à hora, fica por sua conta e risco, como trabalhador independente, e terá de pagar os seus descontos para a Seg. Social e os impostos, sem receber qualquer indemnização.

Peça esclarecimentos na ACT de forma a fazer as coisas "como deve ser" e para que não fique prejudicado.



(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados, Por escrito (online) e Queixa/denúncia (online) - em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 07 Abr. 2024 15:28 por Pedro Ferreira.

Respondido por drakdragul no tópico sem contrato e seguranca social

23 Out. 2013 20:05 #9629
Obrigado pela explicaçāo mas ainda tenho uma duvida. Se seguir para tribunal de trabalho tenho que ter provas e nao tenho provas como trabalho la sem ser o meu cartao com foto e nome. Ja que eu recebo em dinheiro vivo

Respondido por Beatriz Madeira no tópico sem contrato e seguranca social

24 Out. 2013 10:57 #9632
Caro drakdragul, bom dia.

O seu "cartao com foto e nome" já deverá ser suficiente.

Antes de fazer o que seja, a situação deve ser, pelo menos, conversada com a ACT. Exponha a situação, faça perguntas sobre o tipo de provas que necessita, peça esclarecimentos sobre a melhor forma a fazer as coisas para que não fique prejudicado.

Também poderá ir à Seg. Social para perceber o que deve fazer e quais as suas obrigações em caso de optar por trabalhar à hora, admitimos que mediante recibos verdes.

Nota: caso opte por fazer a denúncia contra o empregador, não conte com os colegas para testemunharem em como lá esteve todos os dias a trabalhar e que recebia dinheiro mensalmente. Nestas situações acontece, com frequência, as pessoas não quererem colocar o seu próprio posto de trabalho em risco.
Tempo para criar a página: 0.344 segundos