Olá a todos.
Trabalho numa empresa de hotelaria num grande centro comercial e as condições de trabalho a que me sujeito, teem me deixado bastante triste e até angustiado, pois sinto que apesar de tudo não me posso queixar, sob pena de ser despedido.
Ainda sou bastante novo e este é um dos meus primeiros trabalhos, e gostaria que alguem me ajudasse a sair desta situação, tirando me algumas duvidas sobre os meus direitos, e explicando me situações concretas que me tenho deparado.
1- No meu contrato de trabalho de 6 meses, a carga horaria é de 40 hrs semanais, mas na realidade sou obrigado a fazer 54 ( 9 hrs por dia x 6 dias por semana)
2- Com esta carga horário recebo o ordenado minino de 485, mais um subsidio de alimentção que vai dar um total de 535 por mes. ( Fazendo contas á hora, recebo menos que o ordenado minimo)
3- Os horários são planeados semanalmente, anunciados por exemplo num domingo, e postos em prática logo na segunda seguinte. Não tenho a minima possibilidade de planeamento de coisas simples, como uma consulta, ou como no meu caso, as aulas de condução que teem que ser marcadas com antecedencia de duas semanas.
4- È bastante comum sair ás 24:00 hrs num dia e entrar logo as 8 da manha do dia seguinte.
5-À minima opiniao que mostre contrária á dos patroes, a resposta é " queres queres, não queres vai para outra coisa melhor"
6- Tenho que me deslocar varias vezes para outras lojas de outros centros comerciais, fazendo diferentes horários e sem me pagarem os transportes.
Gostaria que me ajudassem, pois tudo isto tem me estado a afectar bastante.
Muito obrigado