Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Nao assinei contrato

25 maio 2018 20:54 #19475 por Hugo Rijo
Nao assinei contratofoi criado por Hugo Rijo
Não assinei contrato e entrei na casa dia 1 de Janeiro de 2018 , ao despedir me na segunda feira dia 21-05-2018, verbalmente estava tudo bem , ultimamente o normal um inferno. Hoje dia 25 por sms via telemóvel avisei o patrão que nao iria mais e ao qual as sms do patrão para mim são de ameaças. que deva fazer?

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

28 maio 2018 08:28 - 28 maio 2018 08:30 #19487 por Cristiana Canudo
Respondido por Cristiana Canudo no tópico Nao assinei contrato

Hugo Rijo escreveu: Não assinei contrato e entrei na casa dia 1 de Janeiro de 2018 , ao despedir me na segunda feira dia 21-05-2018, verbalmente estava tudo bem , ultimamente o normal um inferno. Hoje dia 25 por sms via telemóvel avisei o patrão que nao iria mais e ao qual as sms do patrão para mim são de ameaças. que deva fazer?

ola bom dia eu começei a trabalhar no dia 1 de maio e estou a terminar o periodo experimental acaba este mes gostaria de saber por lei quanto tempo é preciso para uma pessoa ficar afectiva se nao assinar contracto?? falaram me em 15 ou 30 dias alguem me sabe esclarecer....

03 Ago. 2018 12:02 #19771 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Nao assinei contrato
Resposta a Hugo Rijo

O trabalhador que presta serviço para uma empresa/empregador por um período superior a 90 dias consecutivos (3 meses iniciais equivalentes ao período experimental "geral") sem que haja um contrato escrito, mas fazendo os descontos mensais para a Seg. Social, tem uma situação contratual equivalente à do trabalhar com vínculo laboral sem termo, ou seja, efetivo. Para confirmar se os seus descontos estão a ser feitos (se tem a carreira contributiva ativa) deve consultar a Seg. Social diretamente.

Mesmo que a situação possa ser ilegal (se verificar que não estava a fazer os descontos para a Seg. Social), o trabalhador deve enviar uma carta registada e com aviso de receção para o empregador a informar da rescisão contratual. Ver modelo de carta em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-do-trabalhador.html

03 Ago. 2018 12:05 #19772 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Nao assinei contrato
Resposta a Cristiana Canudo

Só se torna efetivo um trabalhador que não tenha assinado contrato quando presta serviço para uma empresa/empregador por um período superior a 90 dias consecutivos (3 meses iniciais equivalentes ao período experimental "geral") mas fazendo os descontos mensais para a Seg. Social. Para confirmar se os seus descontos estão a ser feitos (se tem a carreira contributiva ativa) deve consultar a Seg. Social diretamente.

Os 15 dias aplicam-se quando há um contrato, independentemente do tipo, que caduca ou que não é automaticamente renovado mas em que o trabalhador se mantém em funções para além do término desse contrato.

Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

José Bastos
1 day 2 hours

Gostava que me esclarecesse uma duvida em relação a minha função na empresa onde trabalho, na minha folha de vencimento n ...

Ricardo Martins
3 days 3 hours

Boa tarde; Meti o meu carro numa oficina para ser reparado, esta lá desde inicio de Agosto; como é longe da minha localidad ...

Patricia Pinela
3 days 5 hours

Boa tarde. Estou de baixa por cirurgia desde 9/10. Recebo metade do subsídio de natal por duodécimos e a outra metade por i ...

Daniela Castro
3 days 9 hours

Bom dia Trabalho a 8 anos para na empresa e na passada quarta reuniram comigo e disseram que apesar do bom desempenho, neste ...

Telmo Abreu
3 days 11 hours

Bom dia, sou trabalhador por conta de outrem e gostaria de saber se no caso de levar o meu filho a uma consulta no hospital, ...