Caro comendes, boa tarde.
Face ao que nos expõe, consideramos que, primeiro, terá de haver uma desvinculação da atual empresa. O trabalhador não poderá assinar qualquer contrato com outra empresa sem que, primeiro, haja uma desvinculação do contrato anterior.
VER: Despedimento de trabalhador efetivo em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...balho-sem-termo.html
Um contrato de trabalho sem termo, numa situação em que o trabalhador é efetivo há mais de 2 anos, deve ser denunciado com 60 dias de aviso prévio face à data em que se pretende terminar o vínculo laboral, seja por parte do empregador ou do trabalhador.
VER: Prazos de aviso prévio em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html
Não deve confiar que a empresa de trabalho temporário vai defender os seus interesses (dos trabalhadores). Se nos diz que vai haver "perda de antiguidade", poderá vir a deparar-se com uma situação em que tenha de escolher entre perder a antiguidade e os direitos no despedimento para ser contratado diretamente pela empresa de trabalho temporário OU ficar com os seus direitos no despedimento assegurados, mas depois não vir a ser contratado pela empresa de trabalho temporário. Isto não é legal, chama-se "chantagem"... o trabalhador que perde vínculo a uma empresa por iniciativa desta tem direito à indemnização, sendo, depois, livre de aceitar uma nova contratação. "Entrar em acordo" com uma empresa de trabalho temporário pode ser "perigoso"... porque a sua contratação vai sempre depender da forma como o processo de despedimento decorre.
Uma vez que se trata de uma situação que abrange vários trabalhadores, fica a sugestão de se unirem à volta desta questão, elaborarem uma lista de perguntas que reúna as dúvidas de todos e que, através de um porta-voz, consultem um advogado que vos possa esclarecer e, em caso de necessidade, que vos faça um parecer sobre a matéria que vos ajude a contrapor às condições que (nos parece) que vão surgir... como a questão de "abdicar" dos seus direitos no despedimento se quiser ser contratado pela empresa de trabalho temporário.