Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Subsidio de desemprego

Subsidio de desempregofoi criado por CarlaA

29 maio 2013 10:26 #8209
Bom dia,
Venho aqui expor uma situação que não consigo ver esclarecida em nenhum lugar.
Eu termino no dia 31 deste mês um contrato de 1 ano. Penso que se fosse pedir o subsidio de desemprego teria direito a 6 meses. No entanto talvez tenha a possibilidade de fazer um part-time nos próximos 3 meses, se o fizer esse part-time contará para efeitos posteriores de subsidio de desemprego? Ou seja, quando terminado esse part-time terei 15 meses (12+3) de descontos? O que dará direito a 11 meses de subsidio?
Já houve quem me dissesse que estes 3 meses que farei em part-time não contarão como meses inteiros para efeitos do subsidio de desemprego o que me levanta outra dúvida, se eu por acaso conseguir arranjar um segundo part-time nestes 3 meses (talvez consiga um trabalho sazonal) os 2 part-times já contarão para efeitos de subsidio de desemprego, ou seja, 12 meses a tempo inteiro mais 3 meses com 2 part-times farão os 15 meses necessários para ter direito aos 11 meses de subsidio?
Espero ter conseguido expor a minha dúvida.
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de desemprego

29 maio 2013 14:46 - 26 Nov. 2024 19:47 #8211
Cara CarlaA, boa tarde.

A contabilização de "tempo de emprego" para efeitos de atribuição de subsídio de desemprego é feita pelo tempo de descontos efetuados (na sua carreira contributiva) para a Seg. Social. Assim, quanto mais prolongado for o tempo de emprego, mais tempo de descontos será contabilizado.

O que acontece é que a Seg. Social, para efeitos de cálculo do valor da prestação mensal do subsídio de desemprego, conta os melhores 6 ordenados dos últimos 8 meses (os que precedem imediatamente o desemprego).

Desta forma, se tiver apenas 1 part-time, deverá considerar que os últimos 3 meses lhe reduzirão o valor a receber; se tiver 2 part-times, em princípio, a Seg. Social contabilizará ambos os valores das remunerações para o cálculo.

Para melhor poder perceber esta questão, sugerimos que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

- VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

- CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

- Balcão de atendimento numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página www.gov.pt/acesso-aos-servicos-publicos-...nas-lojas-de-cidadao
Ultima edição : 26 Nov. 2024 19:47 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: CarlaA

Respondido por CarlaA no tópico Subsidio de desemprego

29 maio 2013 15:29 #8218
Boa tarde,
Desde já agradeço a resposta. Relativamente à questão dos meses que servem para cálculo do valor do subsidio, eu li no guia que se encontra no site da segurança social que este é calculado tendo em conta os primeiros 12 meses dos ultimos 14, não é assim? Como refere que serão os melhores 6 dos ultimos 8...

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de desemprego

29 maio 2013 16:03 #8221
Cara CarlaA, boa tarde.

Referindo-se à informação constante na página 16 do "Guia Prático – Subsídio de Desemprego (6001 – v4.38)" da Seg. Social, publicado em 29 de abril de 2013, tem, efetivamente, razão: "Somam-se todas as remunerações declaradas dos primeiros 12 meses dos últimos 14 (a contar do mês anterior àquele em que ficou desempregado).". Pelo erro, pedimos desculpa.

Publish modules to the "offcanvas" position.