Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Direito ao subsídio desemprego

Direito ao subsídio desempregofoi criado por Lunaz

31 Ago. 2012 16:31 #5640
Boa tarde,
Eu tenho descontos de seis meses na Seg Social referente ao meu trabalho atual. O meu contrato não será renovado. Antes desse trabalho o meu último desconto foi em março de 2011. Quer dizer que depois desse tempo só comecei a ter descontos em março de 2012 e que irão até setembro de 2012 (fiquei um ano sem descontos na SS pois trabalhava free lancer). Eu tenho direito ao seguro desemprego quando meu contrato terminar?
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito ao subsídio desemprego

03 Set. 2012 17:02 - 07 maio 2023 20:35 #5644
Caro/a Lunaz, boa tarde.

A atribuição de prestações sociais no desemprego está sujeita às regras que estão descritas em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

Quando um trabalhador tem 6 meses de descontos ininterruptos, em princípio não terá direito a requerer as prestações de desemprego porque uma das condições de garantia, para o Subsídio Social de Desemprego inicial, são 180 dias de trabalho por conta de outrem com registo de remunerações nos 12 meses imediatamente anteriores à data do desemprego. Nesta situação não contam os meses de descontos anteriores, antes da "interrupção" entre o trabalho por conta de outrem anterior e o atual.
Ultima edição : 07 maio 2023 20:35 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.245 segundos