Bom dia,
Há vários anos que a minha empresa tem uma política de deslocações de serviço ao estrangeiro em que são pagas todas as despesas com alojamento e viagem, são pagas as facturas de refeição apresentadas por mim e, adicionalmente, uma ajuda de custo diária.
Recentemente, foi oficialmente comunicado pela empresa aos seus trabalhadores que continuará a ser pago o alojamento, viagens e facturas de refeição, mas a ajuda de custo diária deixará de existir.
No meu caso faço frequentes deslocações ao estrangeiro de duração de 1 a 5 semanas, representando nos últimos anos esta ajuda de custo uma parte muito significativa dos benefícios que recebo (a média mensal deste benefício equivale a cerca de 30 % do meu vencimento base mensal)
a) Pode a empresa unilateralmente decidir eliminar este benefício tão significativo?
b) Qual a forma mais correcta de mostrar à empresa o meu descontamento com esta situação e, eventualmente, pedir uma compensação?
c) Caso não me seja proposta nenhuma compensação que eu considere justa, de que forma posso lutar externamente (ministério do trabalho? tribunal?) contra o que eu considero ser uma grande injustiça?
Desde já agradeço a vossa colaboração.