Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Licença parental complementar

Licença parental complementarfoi criado por SílviaPinto

29 Out. 2013 16:57 #9708
Boa tarde,
estou quase a ter um filho e estou a pensar colocar os 150 dias de licença de maternidade, segundo o que entendi receberei 83% do vencimento bruto (o q quase perfaz o liquido que recebo). A minha questão é, se colocar a licença parental complementar (os tais 3 meses) recebo apenas 25% do vencimento bruto? Eu desconto para a CGA, sou professora. Fico prejudicada em tempo de serviço? E relativamente as férias, poderei as gozar no ano seguinte???
Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Licença parental complementar

30 Out. 2013 15:08 - 24 Jun. 2023 11:36 #9737
Cara Sílvia Pinto, boa tarde.

Se optar por requerer uma licença parental alargada, o montante diário do subsídio é equivalente a 25% do valor da remuneração de referência do beneficiário, sendo que este valor não pode ser inferior a 5,59 Eur diários (informação detalhada em seg-social.pt/subsidio-parental-alargado ).

As licenças no âmbito da parentalidade equivalem à prestação efetiva de serviço, sendo que o/a trabalhador/a não ficam prejudicados na sua antiguidade (uma informação a confirmar por via oficial junto do MSSS - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social pelo número 218 401 012, nos dias úteis das 9h00 às 17h00).

As licenças no âmbito da parentalidade não retiram direito de gozo de férias, sendo que, se a trabalhadora não gozar as férias até 30 Abril do ano seguinte àquele a que respeitam, ou não houver acordo diferente para gozo de férias após esta data, o empregador deve pagar-lhe as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio.
Ultima edição : 24 Jun. 2023 11:36 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.322 segundos