Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica. Despedimento. Direitos

Baixa médica. Despedimento. Direitosfoi criado por Lunandante

06 maio 2013 20:34 #7987
Boa noite.
Tenho algumas duvidas sobre a situação em que me encontro e vou tentar ser expliícita..
Encontro me de baixa, por depressao, desde o dia 18 de março e que ate hoje têm sido continuadas..
Eu pessoalmente gostaria de me vir embora do trabalho, pois sou tratada de forma abusiva e agressiva por parte da minha superior hierarquica e que me colocou nesta situacao. E sinceramente, so de pensar em voltar......
Estou a contrato de 6 meses, renovavel..e ja completei o terceiro...de março a setembro...

1. A entidade patrona disse me que afinal que afinal o meu contrato cessaria a junho e nao em setembro deste ano, pois entrei como 1 emprego (so agora se deram conta, pois ja tinha marcado as minhas ferias ate setembro (a entidade deixava me marcar as ferias ao longo domsemestre e como nao tnha gozado todas do outro semestre, acumulei os dias...) podem me explicar porque isto se sucede? O quarto contrato ser possivel de ser apenas de 3 meses?

2. Visto que termina em junho e acho que estao a pensar em nao me renovar, segundo me deram a entender caso a minha baixa se prolongue, podem nao me renovar o contrato e despedirem me? Tenho direito ao fundo de desemprego nesta situacao?

3. Tenho 8 dias para gozar...se me despedirem na situacao acima referida, tenho de dar obrigatoriamente tempo a casa? Se sim, descontam me os dias de ferias certo?

4. Entretanto ja me apresentei a junta medica, que me deu alta, apenas faltavam 2 dias para terminar, o ultimo foi o dia 1 maio, feriado. No dia 2 apresentei me à medica de familia que me deu baixa novamente... Esta situacao altera alguma coisa?

5. Podem me indicar as situacoes em que um trabalhador tem direito ao fundo de desemprego, aquando a saida de local de trabalho?

Dee ja obrigada pelo vosso tempo e disponibilidade.
Aguardo resposta.

Sabrina

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica. Despedimento. Direitos

14 maio 2013 15:49 - 21 maio 2023 18:16 #8023
Cara Sabrina, boa tarde.

Respondemos às suas questões pela mesma ordem:

1. Por norma, não pode haver alterações à duração dos contratos a termo sem que haja acordo entre as partes. Como tal não sucedeu, é estranho a forma como lhe terá sido apresentada a "solução".

2. Se o seu objetivo é sair da empresa, mais vale que seja o empregador a propor a caducidade do contrato, o que pode acontecer mesmo que esteja de baixa. Desta forma, cumprindo as condições descritas em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1020-at...rego-desde-2012.html , poderá requerer o apoio social no desemprego.

3. Se o empregador fizer a comunicação de caducidade de contrato e não for possível, até à data de término do mesmo, gozar as suas férias, o empregador deve pagar-lhe as mesmas e o respetivo subsídio.

4. O facto de ter tido alta pela junta médica e ter continuado de baixa não altera nada.

5. Para responder a esta questão, sugerimos-lhe duas leituras:

a) Artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/noticias/1817-subs...eto-lei-13-2013.html na parte que descreve os motivos de desemprego involuntário.

b) Guia Prático da Segurança Social relativo ao Subsídio de Desemprego que encontra em www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego e que explica quais as situações em que o desemprego se considera involuntário.
Ultima edição : 21 maio 2023 18:16 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.266 segundos