Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Despedimento por doença

Despedimento por doençafoi criado por IsabelDias

29 Ago. 2012 16:35 #5593
Olá a todos!
Trabalho há quase 5 anos numa empresa - e tenho um contracto sem termo certo.
De há um ano para cá tenho estado bastante doente e tenho faltado bastante - sempre com justificação médica. Sou bastante necessária na minha equipa mas a pessoa responsável pelo orçamento da mesma comunicou à minha manager que quer que eu seja despedida. A minha manager está a tentar fazer com que isto não aconteça e teve de o comunicar à sua manager também - sendo que ela será a responsável máxima pela equipa. Ainda que esteja a tentar o meu melhor, a verdade é que ainda estou doente e de vez em quando continuo a não conseguir ir trabalhar.

Que riscos corro? Em caso de despedimento, tenho argumentos para rebater o despedimento como não sendo de justa causa?

Obrigada - qualquer esclarecimento que possam prestar é muito bem vindo!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento por doença

30 Ago. 2012 11:30 #5596
Cara Isabel Dias, bom dia.

O trabalhador nunca pode ser despedido por "doença", este é um direito que lhe assiste. O que pode acontecer, no caso de haver, por exemplo, uma indexação de resultados a objetivos e a sua equipa não os estiver a atingir porque há uma pessoa "em falta", então poderia haver motivos para despedimento por justa causa. Mas isto teria que ser absoluta e inequivocamente comprovado pelo empregador. Ou seja, teria de haver uma política/regulamento interno de remunerações indexado aos resultados e ao cumprimento dos objetivos e metas, teria de haver um contrato de trabalho com metas e objetivos claramente definidos e a sua indexação a resultados... enfim, acreditamos que não seria linear conseguir "provar" que as suas faltas estão a deitar por terra os resultados da equipa. Não nos parece tarefa fácil comprovar um despedimento por justa causa na situação que descreve. Sugerimos-lhe, no entanto, que, caso haja "movimentações" por parte do empregador e o hipotético despedimento surja com contornos pouco claros (como seja "por justa causa") consulte um advogado. Um profissional qualificado e treinado para interpretar as características de cada caso particular à luz da legislação é a melhor ajuda.
Tempo para criar a página: 0.286 segundos