Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Certificado multiusos - pedido de ajuda

Certificado multiusos - pedido de ajudafoi criado por MoreiraFatima

22 Jan. 2019 15:52 #20617
Boa tarde,peço desculpa por estar a incomodar mas estava a pesquisar na net e encontrei este forum.

Passo a explicar: há cerca de 20 anos fui atropelada por uma mota e fraturei o braço e a perna esquerda. Aquilo cicatrizou e parecia estar tudo bem. Mas há 2 ou 3 anos que me doem muito as costas. Através de ressonância descobri que tenho uma hérnia na coluna lombar (que por vezes me prende a perna e não consigo andar muito bem) e uma hérnia na cervical (que me prende o braço direito).
Como sou professora do 1º ciclo, tenho que andar muito tempo vergada pelos lugares a corrigir os trabalhar dos alunos... Pedi autorização á DREN para exercer funções de apoio, para continuar a trabalhar mas de forma "um pouco mais leve". Tal não foi autorizado.
O ortopedista aconselhou-me a tentar obter o certificado multiusos (e assim poderia pedir à direção da escola para exercer funções de apoio, pois como professora titular, não consigo trabalhar com crianças pequenas, todos os dias das 9h às 17h30m.
As hérnias e os problemas que tenho na perna...só consigo mais ou menos 45%..mas precisava de 60%. Como também tenho alguns problemas de oftalmologia, psiquiatricos... a minha duvida é agora como é que se processa o resto da contagem?
Por exemplo: perturbação de stress pós-traumático com ligeira repercussão na autonomia pessoal, social e profissional valorização em pontos 4 a 10. Como é que se contabiliza? junta-se aos 45% mais 4 ou 10 pontos ou ainda se divide pelo que falta. Peço desculpa, mas não percebi como se processam os cálculos.

grata por toda a atenção e paciencia

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Certificado multiusos - pedido de ajuda

13 Fev. 2019 11:35 #20727
Lamentamos não conseguir ajudá-la em matéria de critérios para "processamento dos cálculos" de incapacidade para efeitos de pedido de atestado multiusos.

No entanto, parece-nos que os sintomas que apresenta, muito embora possam decorrer do atropelamento que sofreu, possam ser resultado da acumulação desse com um esforço contínuo na sua atividade profissional e que possam, de alguma forma, ser consideradas "doenças profissionais".

Deixamos-lhe a sugestão de que consulte a lista das principais doenças profissionais (ver informação a partir de www.sns.gov.pt/sns-saude-mais/saude-no-trabalho/ ) para verificar quais lhe seriam aplicáveis e, com base nisso, então falar com o seu médico de família e ortopedista para perceber o que poderá fazer para reunir o maior número de evidências/provas de que a sua incapacidade vai além dos 45%.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: MoreiraFatima

Respondido por MoreiraFatima no tópico Certificado multiusos - pedido de ajuda

13 Fev. 2019 12:20 #20728
Muito obrigada pela sua sugestão.

Vou consultar a lista e partilhar com o ortopedista e o médico de família.

Grata por tudo
Fátima Moreira
Tempo para criar a página: 0.256 segundos