Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Alteração de função

Alteração de funçãofoi criado por Zelda

02 Abr. 2018 17:28 #19016
Estive quase 4 anos a exercer funções de chefia Bazar Ligeiro no Continente Modelo. Quando fui convidada, foi-me dito que naquela secção não havia a figura de Coordenador de área (chefe) mas que me punham como Operadora Principal com isenção de trabalho para compensar um pouco a diferença (em papel) de vencimento entre mim e as outras chefias. Num futuro quando a empresa considerasse que o Bazar deveria ter a figura de coordenador, então que me ajustavam o vencimento para essa categoria. Devo dizer que as minhas tarefas eram iguais às de qualquer coordenador. Então em Outubro de 2017 a empresa resolver criar essa figura. O diretor chegou junto a mim e simplesmente disse: a partir do dia x você vai ser colocada como operadora principal no alimentar e vem para o seu lugar a Sara. Protestei e disse que era injusto eu servir como chefe quando não havia orçamento para tal e já não servir quando o há. Dirigi-me a um balcão a act no qual me disseram que eu devia ter informado a act que estava a exercer funções superiores às que me pagavam. Que já não havia nada a fazer.
Desde essa altura estou de baixa com depressão profunda.
As minhas questões são:
- posso pedir (com justificação médica) para exercer funções inferiores às da minha categoria? Se me disserem que me têm de cortar no vencimento devo aceitar?
É legal ?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração de função

03 Abr. 2018 14:38 #19023
Podem ser feitas alterações contratuais, desde que ambas as partes estejam de acordo com as mesmas e fique escrito em adenda ao contrato de trabalho (que deve ser novamente assinada por ambas as partes, tal como o contrato).

Poderá fazer o pedido de alteração para categoria inferior, porque o empregador não pode fazer essa alteração de sua iniciativa, sendo que o empregador tem de aceitar para que o acordo se firme (ambas as partes devem ler e assinar a adenda).

Na sua questão concreta, não podemos garantir que a "justificação médica" seja válida (ou aceite) para justificar "exercer funções inferiores às da (sua) categoria", sendo que "Se (lhe) disserem que (lhe) têm de cortar no vencimento", o que nos parece bastante provável, cabe-lha a si a decisão.

Sugerimos-lhe que, mais uma vez, consulte a ACT para garantir que fica a saber exatamente quais os seus direitos neste caso concreto, uma vez que poderá ser prejudicada na negociação.
Tempo para criar a página: 0.297 segundos