Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Rescisão por falta de pagamento de subsídio de férias

Rescisão por falta de pagamento de subsídio de fériasfoi criado por videirason

07 Nov. 2013 15:30 #9844
Boa tarde

Trabalho numa empresa do secto gráfico há 13 anos. Com maior ou menor dificuldade sempre pagaram ordenados e subsidios a horas.
Acontece que agora desde Agosto de 2013 que a empresa não pagou ainda metade dos subsídios de férias de 2012, isto porque a outra metade,este ano estou a receber em duodécimos conforme nos impôs a Troika.
A minha pergunta é a seguinte: Posso, com base nesta falta de pagamento do subsidio de férias, rescindir o meu contrato, sem que para isso perca os direitos que adquiri ao longo destes 13 anos?
Se sim, o que devo fazer? Em que artigos do novo código do trabalho, posso sustentar, esta minha pretensão? Terei direito a subsídio de desemprego se rescindir o contrato?
Gratos pela atenção
João

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão por falta de pagamento de subsídio de férias

09 Nov. 2013 19:20 - 05 Nov. 2023 19:27 #9863
Caro João, boa tarde.

O artigo 325 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com as devidas alterações, e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que um dos requisitos para a suspensão de contrato de trabalho é a falta de falta de pagamento pontual da retribuição por período de 15 dias sobre a data do vencimento.

O artigo 394 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com as devidas alterações) diz que é possível a resolução de contrato de trabalho pelo trabalhador por justa causa quando existe uma falta de pagamento pontual da retribuição que se prolongue por período (mínimo) de 60 dias ou quando o empregador, a pedido do trabalhador, declare por escrito a previsão de não pagamento da retribuição em falta, até ao termo daquele prazo.

Nenhuma das situações será aplicável ao caso que descreve, uma vez que seria necessário que não estivesse a receber nenhum tipo de remuneração há mais de 15 dias (para suspensão) ou há, pelo menos, 60 dias consecutivos (para rescisão).

No entanto, sugerimos-lhe que confirme esta informação junto da ACT ou que consulte um advogado para que possa ter um "parecer oficial" sobre a matéria e, assim, agir em consciência.

Apenas quando se prove a justa causa para rescisão contratual pelo trabalhador é que este terá direito a indemnização e a requerer o subsídio de desemprego.
Ultima edição : 05 Nov. 2023 19:27 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.265 segundos