Boa noite. Venho aqui pedir a vossa ajuda na seguinte situação:
- Assinei um contrato de trabalho a termo incerto por uma empresa de Trabalho Temporário.
- Esse termo incerto foi uma coisa somente "protocolar", porque na realidade só iria ter a duração maxima de um ano.
- O contrato teve inicio 9/8/2010 e fim a 08/08/2011.
- Apesar da carta de rescisão vir com a data de 08/07/2011, o envelope dos ctt vinha com a data de dia 13/07.
- Aqui surge a primeira dúvida: não entendo se a empresa teria de fazer o aviso de não renovação com 15 dias ou 1 mês de antecedência.
- No dia 18/07/2011, ou seja, já com a carta a referir a não intenção de renovação contratual, sou contactada pelo Hospital a informar-me que no dia seguinte teria de ser internada para ser operada (encontrava-me em lista de espera há mais de um ano). Uma operação não grave, mas com tempo de recuperação longo (2 a 3 meses)
- Exposto o seguinte, as minhas dúvidas são as seguintes:
* Apesar de já não me encontrar a trabalhar, continuo a enviar o papel da baixa para a empresa?
* Apesar da empresa não me responder aos contactos que lhes faço, não é obigação deles entregar-me um papel para o fundo desemprego? Ou será que por ter trabalhado um ano não tenho direito a esse subsidio?
* Estou preocupada, porque sei que existe um tempo limite para a entrega do papel do fundo desemprego. Será que a empresa está à espera que a minha baixa termine?
* E se de facto isso se confirmar, qual é a data que a empresa terá de colocar no papel como termo de contrato? A de dia 08/08/2011, ou a data de fim de baixa?
Não compreendo muito bem esta situação e infelizmente o pouco feedback por parte da empresa de Trabalho Temporário também não ajuda.
Nesta altura encontro-me com problemas de locomoção e devido a esse motivo, ainda não tive ainda oportunidade em me deslocar junto de uma inspecção de trabalho e entender quais são afinal os meus direitos nesta situação.
Agradeço a vossa resposta
Sem outro assunto
Melhores cumprimentos