Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
O Planeamento Familiar fundamental na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, tendo como principal objetivo o apoio e acompanhamento de mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contraceção. Mais informação sobre sexualidade em /familia/sexualidade.html

MEDO DE ENGRAVIDAR!!! - Fernanda Laila

MEDO DE ENGRAVIDAR!!! - Fernanda Lailafoi criado por Alice Costa

17 Jul. 2013 16:52 #8686
olha eu estou no meu PERIODO FERTIL pq veio pra mim dia 1 ate dia 4 mas a menstruação q veio foi em decorrencia a uma outra pirula q tinha tomado e deceu pra mim...e domingo dia 14/07 eu tomei a pirula do dia seguinte a PILEM, uma as 10 da noite e outra no dia 15/07 as 10 da manha...dia 15/07 as 9 e meia da noite meu namorado lubrificou na minha mao nas pontas dos dedos e 1 min dps mais ou menos eu encostei na minha vagina enquanto ele fazia sexo oral em mim...minha pergunta eh se tenho chances de engravidar ou se tenho q tomar outra pirula do dia seguinte..ou se a pirula q tinha tomado vai me proteger.....ME AJUDEM POR FAVOR!!!!

Respondido por Alice Costa no tópico MEDO DE ENGRAVIDAR!!! - Fernanda Laila

17 Jul. 2013 16:59 #8687
Olá Fernanda Laila!

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contracetivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, existe a probabilidade de engravidar.

O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozoides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida.

Para poder haver certeza que não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

A pílula do dia seguinte não é um contracetivo que deva ser tomado com tanta frequência. Vale mais fazer um "programa contracetivo" apoiado e acompanhado por um médico do que fazer contraceção de emergência de cada vez que têm relações sexuais e viver no medo de engravidar.

Respondido por Alice Costa no tópico MEDO DE ENGRAVIDAR!!! - Fernanda Laila

18 Jul. 2013 12:19 #8692
Olá Fernanda Laila!

Para responder de forma clara à questão "Entao ha probabilidade de eu engravidar???", a resposta é afirmativa, há probabilidade de ocorrer uma fertilização nas condições que nos descreves.

Se a contraceção não é feita de forma regular e correta, e existem "interferências" como seja a toma da pílula do dia seguinte demasiadas vezes, poderá haver alguma "desproteção".

Não estamos a dizer que engravidaste, estamos apenas a querer alertar para a necessidade de fazeres uma contraceção regular, acompanhada pelo médico e que não te leve a tomar a contraceção de emergência tantas vezes.

Se seguires as instruções do médico para uma toma correta da pílula não terás tantos sobressaltos e não precisarás de tomar a pílula do dia seguinte.

Para teres a certeza que não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

Aproveitamos para transmitir uma informação: O período fértil não é a menstruação. O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que os ovários libertam o óvulo (ovulação) que é fertilizável (fecundável), sendo a altura em que existe maior probabilidade da mulher engravidar se houver relações sexuais desprotegidas. A menstruação é a fase do ciclo menstrual em que o óvulo que não foi fecundado é "libertado" pelo corpo, daí o sangramento. Podes ver informação mais detalhada em sabiasque.pt/familia/sexualidade/128-com...-periodo-fertil.html
Moderadores: Alice Costa
Tempo para criar a página: 0.261 segundos