Fórum

Espaço aberto à discussão

Pensão vitalícia por doença profissional

01 Dez. 2016 12:11 #16403 por Pedro Ferreira
Pensão vitalícia por doença profissionalfoi criado por Pedro Ferreira
(Augusto Manuel) - Bom dia!

Agradecia informação possível sobre o seguinte:

Sou professor de Ed.Musical desde 1989 no ensino básico. Em 15/11/2012 foi-me certificada doença profissional pelo DRPP por perda de audição com diagnóstico de Hipoacusia bilateral irreversível por traumatismo sonoro. Sujeito a JM da CGA para fixação do grau de incapacidade, foi-me fixada Incapacidade Permanente Parcial de 7,5%. Posteriormente recebi notificação da CGA com o título de Audiência Prévia-Pensão Vitalícia por doença profissional, em que me informam do possível arquivamento do processo pois consideraram que tinha continuado exposto ao mesmo risco e não poderia acumular a pensão com os rendimentos da profissão que conduziu ao problema. Mas na verdade nunca mais estive exposto pois estive quase sempre de baixa pelo arrastamento do processo desde 2012 e nos poucos momentos em que tive de me apresentar na escola, não tive componente lectiva.

Em resumo:
1- A CGA não me reforma por incapacidade depois de 2 pedidos;
2- A CGA não me atribui a pensão vitalícia por doença profissional por considerar que continuei exposto ao risco exercendo a mesma profissão;

1- Podem-me dar alguma dica sobre este problema?
2- A ter direito à Pensão Vitalícia por Incapacidade Permanente Parcial de 7,5% qual seria o valor da pensão mensal, face ao carácter evolutivo da lesão e à minha idade (59 anos em Mar 2017) 70% do meu salário base ou menos?

Obrigado e as minhas desculpas pela extensão.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Bernardo
20 hours 53 minutes

Boa Noite , eu comecei recentemente a trabalhar nos CTT do Porto(dia 20) e ainda não recebi o meu cartão para picar o ponto ...

Kunena Avatar Beatriz Madeira
5 days 7 hours

Deixamos-lhe duas sugestões: 1. Verifique o que está descrito no guia da PriceWaterhouseCoopers (uma das maiores consultor ...

Kunena Avatar Beatriz Madeira
5 days 7 hours

Em princípio não poderá recusar. Contacte a CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO para obter um par ...

Kunena Avatar Anonymous
5 days 19 hours

Será todo de uma vez. Para fazer contas falta saber a idade mais próxima à data da alta

Kunena Avatar Anonymous
5 days 19 hours

primeiro, a idade que importa é a que tinha à data da alta bem como saber a sua data de nascimento (para saber se se aproxi ...