Confirm text replacement with template category text
All the text in the message will be deleted and replaced by text from category template.
Responder: Consulta de medicina do trabalho
Histórico do tópico:
Consulta de medicina do trabalho
Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)
Brix27 Ago. 2015 23:58
Muito obrigado pela atenção que teve ao responder á minha questão.
A sua ajuda foi muito útil e esclarecedora.
Alcino Costa
Beatriz Madeira27 Ago. 2015 16:27
Caro Alcino Costa, boa tarde.
Respondemos-lhe pela mesma ordem:
1º - Todos os trabalhadores, estejam em regime de tempo completo ou parcial, têm o dever/obrigação de comparecer à consultas de medicina do trabalho.
2º e 4º - As consultas devem ter lugar em horário laboral, sendo que o facto de ter de comparecer a uma consulta obrigatória de medicina do trabalho, marcada pelo empregador, se poderá considerar prestação de trabalho suplementar.
3º - Todos os custos decorrentes da deslocação (em transporte público ou privado), assim como as refeições, são obrigação do empregador. Atenção, fale disto com o empregador antes de ir.
5º e 6º - A empresa pode recusar-se a pagar as horas extraordinárias, mas o trabalhador que não vê asseguradas as condições mínimas requeridas para cumprir uma obrigação a que é obrigado por causa da empresa, poderá recusar-se a "comparecer na consulta a menos que seja feita uma remarcação para horário laboral", sim.
Atenção: sugerimos-lhe que consulte a ACT para confirmação "oficial" da informação que aqui lhe damos. É "perigoso" recusar-se a cumprir uma ordem do empregador, por ser motivo de despedimento com justa causa, pelo que consideramos ser aconselhável ter um suporte legal da ACT para o fazer. Contactos da ACT em
sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Brix12 Ago. 2015 23:03
Boa Noite!
Sou trabalhador contratado por uma empresa que presta serviços a outras empresas e encontro-me neste momento a trabalhar nas instalações de uma empresa que contratou os serviços da empresa para quem trabalho.
O meu contrato de trabalho é temporário e está em vigor apenas até que a empresa deixe de precisar dos serviços da empresa que me contratou o que vai acontecer em Setembro visto que apenas fui contratado para assegurar os meses de verão de Junho até Setembro, portanto 4 meses após o que ficarei desempregado.
Hoje fui informado que deveria comparecer a uma consulta de medicina do trabalho, depois de ler alguma legislação julgo que sou obrigado a comparecer mas mesmo assim tenho algumas dúvidas e gostava de ter alguma ajuda para as esclarecer:
1º - trabalhando apenas 30 horas por semana julgo que me enquadro numa situação de part-time... nesse caso sou obrigado a comparecer á consulta?
2º - A entidade empregadora marcou a consulta em período pós laboral (no início de um dia de folga) isso é legal? não deveria ser em período laboral?
3º - A consulta será feita fora do local de trabalho numa clinica que dista cerca de 50 Km quem suporta os custos das deslocações e outros custos como por exemplo refeições, combustível, portagens etc...?
4º - Tratando-se de um assunto de trabalho a executar em horário pós-laboral (inicio de uma folga) poderei imputar á empresa empregadora as horas desde que saio de casa até que regresso como horas extraordinárias?
5º - A empresa pode recusar-se a pagar essas horas como extraordinárias?
6º - Se a empresa se recusar a pagar essas horas posso recusar-me a comparecer na consulta a menos que seja feita uma remarcação para horário laboral?