Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Despedimento após licença maternidade

Despedimento após licença maternidadefoi criado por vassuncao

17 Out. 2012 14:19 #5997
Boa tarde
Precisava de ter certas informações sobre despedimento após voltar de licença de maternidade.
Vvou tentar expor a minha situação o mais breve quanto possivel:
Estou efectiva nesta empresa a 4 anos.
Em meados de Julho de 2011 fui informar o meu superior hierarquico directo que estava grávida (informação esta que não foi muito bem aceite)
Informei tambem que era uma gravida asmatica, logo iria fazer o meu trabalho normal mas com alguma calma.
E continuei a fazer o meu trabalho no escritorio como era normal (como admnistrativa de compras).

Em agosto de 2011, a colega do armazem foi de ferias e o tal chefe queria que eu fosse para o armazem substitui-la (como gravida asmatica não podia) e disse-lhe que era algo impossivel para mim por motivo da minha situação, ele continuou a ensistir... apresentei uma declaração da medica de familia a dizer que eu não podia ir para o armazem, da medica obstetra uma declaração a dizer o mesmo e até da medica da medicina do trabalho existe formularios com esta mesma indicação!
E o senhor continuou a ensistir! Para não mostrar má fé, resolvi experimentar numa manhã... resultado: crise asmatica que pos em causa a vida do meu filho.
Posto isto, fui a minha medica de familia que me colocou logo de baixa, alegando que isto era desumano, que eu queria trabalhar, ter uma vida activa... mas assim, não dá! Fiquei de baixa até ao fim da gravidez.

Quando o meu filho nasceu, o meu marido informou o meu chefe do acontecimento e a que dia eu íria trabalhar.

Quando volto de licença de maternidade não tinha o meu posto de trabalho, estava lá outra pessoa no meu lugar.

Mandam-me substituir colegas que estavam de ferias.

Depois quando acabaram as ferias destas pessoas, como não tinham para onde me mandar... mandaram-me para a recepção onde apenas recepciono as pessoas e algumas chamas, isto porque existe outra recepcionista/ telefonista.

Agora querem fazer um acordo e a minha pergunta é se tenho direito a algo mais sem ser o valor justo+subs. ferias por ter sido vitima nas mão destas pessoas pelo simples facto de ter engravidado?

Ao que tenho direito exactamente?

Tenho 12 dias de ferias não gozadas a receber, como são pagas? Dia normal ou a dobrar?

Fico a aguardar informação

Cumprimentos

E o meu muito obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento após licença maternidade

18 Out. 2012 12:54 #6000
Cara vassuncao, bom dia.

Não deixe passar esta situação como se fosse um simples acordo de despedimento, porque não é! A empresa, ao propor-lhe um acordo, está a agir de má fé e a fugir às responsabilidades que tem em despedir uma trabalhadora puérpera (que está em licença parental ou ainda amamenta/aleita o seu bebé).

Sugerimos-lhe fortemente que consulte um advogado quanto antes. Um profissional qualificado poderá ajudá-la a perceber todos os "contornos" da situação, seja por sua parte em termos de direitos, seja por parte do empregador, os deveres, assim como as consequências dos atos da empresa (personificados pelo seu superior direto) e aquilo a que tem direito.

Respondido por vassuncao no tópico Despedimento após licença maternidade

23 Out. 2012 15:15 #6080
Boa Tarde
Desde já agradeço resposta.
Sinto-me perdida e sem saber o que fazer.
Não queria problemas, mas tambem não sabia se o facto da minha condição trazia outras responsabilidades...
Não queria ficar sem emprego, mas dadas as circunstâncias quero receber o que tenho direito!
Tenho um filho para criar com 6 meses...
Obrigada
Tempo para criar a página: 0.247 segundos