Caro ruymalheiro, boa tarde.
O maior problema que tem não é a falta de contrato escrito, o que o coloca em situação de contratado sem termo (efetivo), mas sim a falta de pagamento de impostos e contribuições para a Seg. Social.
Não pagar os impostos nem as contribuições obrigatórias para a Seg. Social é uma falta grave do cidadão que poderá vir a ser penalizado por isso.
Relativamente a impostos, pensamos que seja de domínio comum as consequências que poderá acarretar a falta declarada de pagamento dos mesmos.
Relativamente às contribuições para a Seg. Social, é obrigatório que empregador e trabalhador façam os respetivos descontos. Não poderá argumentar que não sabia que as contribuições são obrigatórias, porque o cidadão tem a responsabilidade de saber quais as suas obrigações contributivas. A Seg. Social "facilita" que estas sejam feitas através do empregador aquando pagamento da remuneração mensal.
Se quiser considerar fazer a denúncia da situação à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho, aqui ficam os contactos:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados, Online por escrito e Online queixa/denúncia em
portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
2. Por telefone através do número 707 228 448 (dias úteis 9h30-12h30 e 14h00-17h30)