Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Carta a apresentar com o impresso

Carta a apresentar com o impressofoi criado por cangelino

26 Nov. 2012 19:37 #6422
Boa noite,
Agradecia alguma ajuda, a empresa onde trabalhava, por falta de trabalho teve de ficar sem algumas pessoas incluindo eu. Tenho o impresso para entregar na segurança social, no campo 2.3 tenho assinalada a opção 22 (Acordo de revogação com redução de efetivos por a empresa se encontrar em situação económica difícil, assim
declarada nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 353-H/77, de 29 de agosto)
Na segurança social pediram.me uma carta/ declaração da empresa assinada por mim e por eles para além do impresso. Gostaria de saber se que carta se trata, o que contem.
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Carta a apresentar com o impresso

27 Nov. 2012 12:53 #6423
Cara cangelino, bom dia.

Para poder atribuir o subsídio de desemprego, a Seg. Social precisa de ter a certeza absoluta que o trabalhador fica desempregado por "culpa" do empregador e que é um "desempregado involuntário" (como se fosse "contra a sua vontade").

Por isto, estamos em crer que o que estão a pedir seja uma declaração em que ambas as partes declaram aceitar o referido "Acordo de revogação com redução de efetivos por a empresa se encontrar em situação económica difícil, assim declarada nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 353-H/77, de 29 de agosto".

Poderá ser, até, conveniente, se puder anexar à carta/declaração o acordo em si (fotocópia), de forma a que a Seg. Social não tenha dúvidas que, se está desempregada, é por "culpa" da empresa e que a sua situação é de "desempregada involuntária". Guarde fotocópias de toda a documentação que entregar à Seg. Social, para ficar com "provas", e escreva a data e o local de entrega (a lápis) nos documentos.

Sugerimos que ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e lhes coloque a questão diretamente, apenas para confirmar se é isto mesmo que eles querem. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Tempo para criar a página: 0.252 segundos