Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

terminar contrato por mutuo acordo

terminar contrato por mutuo acordofoi criado por claudim

07 Jan. 2012 19:47 #3291
estou numa situaçao um pouco cmplicada pois estou gravida e pretendo terminar o contrato com a empresa em que estou efectiva ha 2 anos! sendo por mutuo acordo e eles passando-me os papeis para o desemprego ate que ponto terei eu direito a este subsidio? que razoes teria de evocar para o despedimento?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico terminar contrato por mutuo acordo

09 Jan. 2012 21:32 - 25 Mar. 2024 20:33 #3300
Olá, boa noite.

Se o mútuo acordo for a razão indicada no formulário que o empregador lhe dá aquando término da relação laboral (nr. 5044 da Segurança Social), então fica sem direito a requerer as prestações de desemprego.

Para que o trabalhador tenha direito a requerer as prestações de desemprego, em caso de despedimento, deve ser assinalada no referido formulário um motivo que incorra por "culpa" do empregador. Caducidade de contrato/não renovação ou extinção de posto de trabalho, por exemplo. O trabalhador tem, sempre, que ficar involuntariamente desempregado.

Para ficar com uma ideia clara acerca desta matéria sugerimos que consulte o guia do desemprego da Segurança Social que encontra em www.seg-social.pt/pt/guias-praticos
Ultima edição : 25 Mar. 2024 20:33 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.261 segundos