Ola a todos! Espero que alguém me possa esclarecer as minhas duvidas!
Sou a Joana e tenho 33 anos! Sou solteira e sempre vivi com os meus pais.
Encontro-me desempregada ha vários anos e estou inscrita no centro de emprego!
Nunca fiz IRS porque como sou desempregada e não faço descontos, sempre me disseram que não era necessário!
O meu pai têm Alzheimer e os custos com a medicação são um balurdio. A minha mãe também tem alguns problemas de saúde e precisa de tomar medicação diariamente. Ora eu estou desempregada, a minha mãe já não pode trabalhar (pois tem que cuidar do meu pai), vivemos os três apenas da pensão do meu pai. Dirigi-me então à segurança social para pedir o RSI (rendimento mínimo de inserção) para suavizar um pouco as despezas, mas foi-me negado porque a totalidade dos rendimentos do meu agregado familiar não atinge o rendimento mínimo Ora eu pergunto???
Se os meus pais quando fazem o IRS não me podem incluir, porque sou maior de idade e não posso ser considerada pendente, porquê tenho de incluir a minha fonte de rendimento (neste caso o meu agregado familiar) no rendimento mínimo??? Sinceramente não percebo.
No meu ponto de vista não deveria inclui-los como meu "agregado familiar", pois como sou "independente", logo tambem não tenho fundo de rendimentos e o meu agregado familiar é composto apenas por mim!!!
Ou será que para isso tenho que fazer mesmo o IRS para poder ter direito?
Não sei se estou certa mas gostaria que alguém me desse uma opinião sobre isto. Obrigada a todos os que possam ajudar.