Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Contrato emprego - inserção / Desemprego

Contrato emprego - inserção / Desempregofoi criado por Analuz

24 Nov. 2013 17:33 #9977
:cheer:

Amigos Boas tardes,

Depois de passados alguns meses após o meu primeiro contacto com o v/site, e de ter usufruído dos v/ bons esclarecimentos, venho, mais uma vez requerer a v/orientação!

Minhas dúvidas:

Encontro-me no Desemprego a receber o respectivo subsídio e entretanto fui chamada pelo IEFP para ser inserida num Contrato Emprego inserção, fui seleccionada para o mesmo e encontro-me presentemente em funções!
Entretanto, por motivos de saúde a minha médica passou-me baixa médica não inferior a oito (8) dias.
o que ocorrerá por tal facto inesperado?

- Suspende-se o desemprego e entro em baixa médica?
- Deixo de receber o subsídio de desemprego e recebo subsídio de doença?
- Se a baixa for renovada por mais tempo, e relativamente ao C.E.I., poderão rescindir o contrato emprego-inserção por motivos de baixa?
- E em caso afirmativo, quais as consequências? perco o direito ao desemprego?
- E se continuar por um período largo de baixa médica perco o desemprego?

Desculpem as minhas várias questões, mas estou feita um novelo de lã todo baralhado e preciso de v/ajuda, que agradeço desde já, e felicito o v/ labor pela sociedade!!!
Abraços

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Contrato emprego - inserção / Desemprego

25 Nov. 2013 15:49 #9985
Cara Analuz, boa tarde e (re)bem-vinda!

A sua condição, muito embora ao abrigo de um "contrato emprego-inserção", é de trabalhadora por conta de outrem.

Assim, nesta condição, o que acontece é que a Seg. Social recebe a informação da baixa através do seu centro de saúde sendo que lhe paga o subsídio de doença relativo aos dias de baixa e não o subsídio de desemprego (atenção que as baixas apenas são pagas a partir do 4º dia de doença).

Se a baixa for renovada, continuará a receber o subsídio de doença até ao término da mesma, após o que retoma o subsídio de desemprego ao abrigo do "contrato emprego-inserção".

À partida, aplicam-se as mesmas regras dos trabalhadores "normais", mas sugerimos-lhe que, "por descargo de consciência", leia o seu contrato de uma ponta à outra apenas para ter a certeza de que não há nada "escondido" ou "pouco claro" sobre esta questão.

Obrigada pelo reconhecimento do trabalho da equipa sabiasque.pt :-)
Tempo para criar a página: 0.259 segundos