Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa e junta médica

Baixa e junta médicafoi criado por giart

07 Set. 2013 17:05 #9234
Ola boa tarde, encontro-me grávida de 28 semanas, estive de baixa até então devido aos diabetes, ontem fui a junta médica pelo que decidiram levantar a baixa, a minha duvida consiste se me podem continuar a passar a baixa mesmo não sendo remunerada e se isso depois irá afectar o subsidio parental após o nascimento da minha pequena.
Como trabalho numa urgência do hospital publico é um pouco impensável ir empurrar macas e levantar doentes com esta barriga, e neste momento não sei muito bem o que fazer pelo que agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

grata pela atenção dispensada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa e junta médica

25 Set. 2013 15:49 #9339
Cara giart, boa tarde.

Sugerimos-lhe que vá imediatamente ao seu médico de família ou médico assistente em unidade hospitalar pública, de forma a poder ser avaliada a suspensão da baixa e retificada a situação, se assim o médico o entender. O prolongamento da baixa será, efetivamente, sem remuneração, mas isso não deverá afetar a posterior atribuição de subsídio parental.

Ainda assim, se for comprovada a situação de risco clínico na gravidez, poderá recorrer à licença de risco clínico, que não é a mesma coisa da baixa, e que poderá ser remunerada. Esclareça esta questão com o médico e com a Seg. Social de forma a não ficar sem remuneração durante o tempo de gravidez que lhe falta.
Tempo para criar a página: 0.283 segundos