Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

MEDICINA DE TRABALHO

MEDICINA DE TRABALHOfoi criado por Maria Cunha

24 Jul. 2012 12:16 #5308
Bom dia, preciso de um esclarecimento.
Há 4 anos fui operada a 1 tumor na coluna. Estive quase 2 anos de baixa e regressei ao trabalho com vários relatórios médicos (neurocirurgião, cirurgião e da médica de família), onde referiam que eu fiquei com força reduzida no braço direito, que me impede de esticar o braço e de trabalhar com pessoas obesas, acamadas e nas transferências de cadeiras de rodas. Juntei tudo e entreguei a médica da Medicina de Trabalho. De referir que eu trabalho num lar com deficientes mentais e motores e já pertenço ao quadro há muitos anos.
Foi-me dado trabalho melhorado que eu tenho executado sozinha e sem dificuldades maiores. Ainda aquando do meu regresso ao trabalho, a médica da Medicina de Trabalho pediu a minha médica de familia para me mandar a 1 junta médica para me ser atribuida a reforma, o que não aconteceu, pois o pedido foi indeferido. No início deste ano, como acontece todos anos, voltei a médica de Medicina de Trabalho, e esta fez 1 relatório dizendo que eu estava apta para todo o serviço, quando infelizmente o meu problema é irreversível.
Em face disto, a responsável pela instituição quer voltar a colocar-me nos serviços pesados, quando eu praticamente so tenho 1 braço para trabalhar.
Gostaria de saber o seguinte:
- Se uma das funções do médico da Medicina de Trabalho é fazer avaliação de 1 funcionário de 1 empresa, se esse relatório é válido
- E o que é que eu posso fazer dentro da lei, para me continuar a garantir no posto de trabalho, com as minhas limitações e de forma a atenuar as chantagens psicológicas, que neste momento já são muito grandes.

Muito obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico MEDICINA DE TRABALHO

24 Jul. 2012 12:46 #5310
Cara Maria Cunha, boa tarde.

De muitas sugestões que lhe poderíamos dar, porque nos casos como o que descreve a lei protege o trabalhador, e sabendo que pode haver muita pressão e "jogos de interesses" aos quais o trabalhador nem sempre consegue resistir, a que nos parece mais adequada é que consulte um advogado que a ajude a proceder da forma mais adequada para ver os seus direitos repostos e o seu posto de trabalho garantido (ou uma outra solução que venha a ser agradável para ambas as partes).
Tempo para criar a página: 0.295 segundos