Bom dia.
No dia 12 de Abril de 2011,comecei a trabalhar numa empresa (padaria com cafetaria em Paio Pires) mas só no dia 5 de Maio 2011 é que assinei um contrato de substituição de uma empregada que estava de baixa (contrato a termo incerto). No dia 5 de Maio de 2013 eu iria fazer 2 anos de casa mas acontece que no dia 2 de Março de 2013 o meu patrão veio falar comigo a dizer que a tal empregada que estava de baixa tinha tido alta e que entrava ao serviço no dia 4 de Março,por isso o meu ultimo dia de trabalho foi no dia 3 de Março. Nesse mesmo dia deu-me uma carta para assinar que era a explicar isto tudo mas em casa quando reparei a data era de 26 de Fevereiro. Uma semana depois (dia 9 de Março) chamou-me lá supostamente para me dar os papeis para o fundo de desemprego e fazer contas do que tenho direito. Só me deu os papeis para o fundo de desemprego e disse que a sua contabilista ia fazer as contas e que depois me telefonava. Com receio de poder ser enganada,dirigi-me ao ACT em Almada e lá ajudaram-me a fazer as contas do que tenho a receber.
Como eu já calculava, o meu ex-patrão não me telefonou, e no dia 16 de Março mandei-lhe uma sms a dizer que queria fazer as contas porque ja tinha passado algum tempo e ele nada. Respondeu-me que se ele quiser pode-me pagar tudo aquilo a que tenho direito,em prestações no periodo de 12 meses mas para eu estar descansada que não o ia fazer e que na quinta (dia 21) ou sexta z(dia22) me ligava para pagar. Mais uma vez ainda não me ligou e tenho a sensação que não me quer pagar, porque ele tem muitas dividas,mas eu não tenho não tenha nada a ver com isso e aliás a casa continua em funcionamento e a tal empregada nunca entrou ao serviço,continua de baixa.
Na terça (dia 26) depois de eu insistir disse-me pa lá ir e deu só 100€ e que este sábado (30) acertavamos tudo.Mais uma vez se desculpou e que agora seria para dia 5 de Abril.Disse-lhe que tinha que me dar algum até esse dia porque não tenho dinheiro nenhum e até agora não tive qualquer resposta,nem contas feitas.
Estou um pouco atrapalhada com a situação,pois preciso mesmo de dinheiro e não sei como o hei-de obrigar a pagar. Pelo tribunal demora mt tempo e eu precisava era já de dinheiro,pois a s.social ainda deve demorar.
As contas que me deram no ACT foram:
- compensação do contrato 2 dias por cada mês de trabalho desde 5 de Maio até 31 de Outubro de 2012 = 17 meses
- " " " 1.67dias por cada mês de trabalho desde Novembro de 2012 até 3 Março = 4 meses total= 41 dias a receber
- 1 mês de férias
- 1 mês de subsídio de férias
-Proporcionais de 2013 = 15 dias
5 dias sub.de férias + 5 dias de sub.de natal + 5 dias de férias
- 10 dias de férias não gozadas referente ao ano de 2012
- 30 de aviso prévio
O meu ordenado era de 485€ e como na folha de fevereiro já me pagou 5 dias de duodécimos pelas minhas contas tenho a receber 2340.76€ (tirando já os 100€ que me deu) estarei correta?
Estou a ver que terei de fazer uma queixa contra ele mas preferia resolver isto a bem o que acho que não vai ser possivel.
Agradeço um esclarecimento vosso porque não sei que fazer.