Dra Beatriz
Os meus cumprimentos
Sou novo neste fórum. Espero que me possa ajudar.
A situação é a seguinte:
A minha esposa trabalha à 9 anos, numa multinacional, como assistente de direção . Embora desempenhe estas funções tem uma folha de vencimento com categoria de vigilante. Sim Vigilante. Não deu para negociar...ou era assim ou rua!
Quando a multinacional tem necessita de reduzir custos de mão de obra direta transfere trabalhadores para empresas externas que ali prestem serviço, no caso vigilância, mas poderia ser limpeza, etc.
A minha esposa está grávida de 7 meses, com gravidez de alto risco. Está de baixa médica devido à frágil condição em que se encontra.
Recentemente a minha esposa foi contactada para devolver o telemóvel de serviço. Dias depois contactaram-na para recolher tudo o que tivesse no escritório da empresa. Sempre contactada pela empresa de vigilância, que é quem lhe paga o vencimento.
Achei estranho, e no fundo só agora com a minha esposa nesta situação de baixa médica é que comecei a fazer alguns juízos, que poderão estar errados mas é daqui que nascem as minhas questões, e que agradeço a sua ajuda se for possível:
Após o período de licença de maternidade quando a minha esposa voltar à empresa imagine que a colocam numa portaria? Porque para todos os efeitos ela é vigilante! É o que está na folha de vencimento.
Em termos legais, se isto acontecesse, o que poderíamos fazer?
Obrigado pela sua atenção
Cumprimentos
Rui Charneca