Boa tarde! Venho solicitar os seguintes esclarecimentos:
- Encontro-me de baixa prolongada (já há 6 meses) psicológica, e já fui a várias juntas médicas, que até agora confirmam a continuidade da mesma. Contudo tem sido muito difícil "desligar" do trabalho, pelo que, por ter um familiar no estrangeiro foi-me proposto ir lá passar uns dias, como forma de descansar. Entretanto disseram-me que tal não era aconselhável tendo em conta que estou de baixa e ainda que tenha "total liberdade" para me ausentar do domicilio não estão incluídas saídas para o estrangeiro, a não ser vá á "socapa"...
- De quanto em quanto tempo são feitas as juntas médicas - pelas que já fui, parece-me que é: 30; 60;30 etc. Confirma-se?
- Também me foi recomenda por indicação médica, tendo em conta a causa da minha "doença" mudar de trabalho, por forma a evitar recaídas ou o agravamento da minha saúde, devido ao volume de trabalho e responsabilidades que assumo e estão a meu cargo. Assim pergunto - posso procurar trabalho durante o período da baixa, e despedir-me igualmente durante esse período. Faço parte dos quadros da empresa e sei que tenho de dar 2 meses de pré aviso, mas o ideal seria não voltar mesmo de todo.
- Posso despedir-me e ainda assim beneficiar de baixa?
Gratos pela atenção, fico a aguardar uma resposta vossa.
Melhores cumprimentos