Bom dia,
Trabalhei numa câmara municipal de Setembro de 2002 a Dezembro 2011, por 2 contratos.
1.º de Setembro de 2002 a Setembro de 2005 por um contrato a termo certo (3 anos);
2.º de Dezembro de 2005 a Dezembro de 2011 por um contrato a termo resolutivo (1 ano + renovações).
As minhas questões são as seguintes:
Não me foi paga a compensação por fim de contrato relativa ao primeiro contrato, apesar de o ter pedido verbalmente em Setembro de 2005. Pedi por escrito em Dezembro de 2011 (quando terminou o 2.º contrato).
Este direito prescreve?
Se sim, a fim de quanto tempo?
Foi-me paga a compensação por fim de contrato relativa ao período entre 2005 e 2011, só que me foi descontado IRS (retenção na fonte) e TSU sobre a totalidade do valor, acho que não deveria ter sido, uma vez que o montante não excede a média do salário dos últimos 12 meses. Já pedi várias vezes, por telefone, a regularização. Insistem que tudo está correto.
Além de que este montante me vai contar como rendimento na declaração anual de IRS.
Penso que não deveria ter sofrido descontos, tenho razão?
O que posso fazer para receber os descontos e para que não me conte como rendimento?
Tenho de entregar a declaração de IRS até ao fim deste mês.
A legislação é diferente por ser um município??
Pedi por escrito as renovações, ao contrato de 1 ano, que me permitiram estar a trabalhar
de 2005 a 2011, não me foram facultadas, o que posso fazer para ter acesso a elas?
Um contrato de 1 ano a termo resolutivo pode ser renovado quantas vezes?
Agradeço a Vossa colaboração.
Com os melhores cumprimentos,
João Moreira