Cara Guida, boa noite.
Pedimos desculpa por não ter conseguido responder à sua questão inicial. Depois do seu esclarecimento, o caso parece ser de "pescadinha de rabo na boca", desculpe a expressão.
Está de baixa médica (a receber), vai à junta médica que lhe diz que tem que ir inscrever-se no Centro de Emprego. Aqui dizem-lhe que deve ir à Segurança Social isentar-se dos 90 dias legais para requerer o subsídio de desemprego e inscrever-se no centro de emprego, uma vez que está doente, e que deve requerer uma junta médica, o que faz. Na junta médica cortam-lhe a baixa (que deixa de receber, certamente) para que se possa inscrever no Centro de Emprego (e requerer o subsídio de desemprego). O mais estranho de tudo, é que inscreve-se no Centro de Emprego, imaginemos que recebe uma proposta de emprego, e, como se o mercado de emprego estivesse com fartura de oferta, quando estiver de novo empregada, volta a requerer a baixa... como se os empregadores quisessem trabalhadores doentes!
A nossa sugestão é que faça uma exposição escrita à Provedoria de Justiça (
www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas...tes/submeter-queixa/
) e aguarde pela resposta. Apenas depois de esclarecida é que poderá tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida. Garanta, no entanto, que mantém a isenção dos 90 dias para requerimento de subsídio de desemprego e inscrição no Centro de Emprego.