Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa medica em versão manual

baixa medica em versão manualfoi criado por dorisad

25 Out. 2013 15:56 #9672
Boa tarde

A partir de 1 de setembro de 2013 as baixas passaram a ser informatizadas mas por motivo de força maior podem ainda ser passadas baixas manualmente, a tal com as 3 vias. Ha 2 dias atras passaram-me uma baixa manual e o que eu queria saber era se as 3 vias do documento tem que ser autenticadas com as vinhetas do medico que passa a baixa e com as vinhetas do hospital ou se basta por vinhetas na 1ª via, que é aquela que se entrega à segurança social.
Agradeço esclarecimento o mais breve possível.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica em versão manual

28 Out. 2013 15:09 #9683
Cara/o dorisad, boa tarde.

Será necessário que as vinhetas sejam colocadas no triplicado que vai para a Seg. Social e para o empregador.

Respondido por dorisad no tópico baixa medica em versão manual

28 Out. 2013 15:24 #9686
Obrigado pela resposta. Agora o que se passa é o seguinte: na falta de vinhetas no triplicado que se entrega ao empregador eu questionei a enfermeira do serviço de consulta externa, questionei a administrativa do balcão central e cheguei inclusive a telefonar para o centro de saúde da minha área e questionei tambem sobre as vinhetas e todos disseram que nao era preciso. Se assim é, ou seja, se de facto tem de haver vinhetas no triplicado que se entrega ao empregador isso significa que dei mais faltas injustificadas do que aquelas permitidas por lei e portanto perdi o emprego, certo?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica em versão manual

28 Out. 2013 15:49 #9690
Cara/o dorisad, boa tarde.

Se não houver "reclamação" por parte do empregador relativamente à ausência de vinhetas ou, até mesmo, em relação à emissão manual do CIT (baixa), as suas faltas serão justificadas.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira

Respondido por dorisad no tópico baixa medica em versão manual

28 Out. 2013 16:31 #9693
De novo agradeço a resposta. Existe outra situação em relação as baixas que a passo a referir de seguida; eu ja entreguei duas baixas. A primeira como ja referi foi em versão manual e nao tinha as devidas vinhetas no triplicado que compete entregar ao empregador. A segunda foi em versao informatizada, só que como foi a primeira vez que entrei no sistema informático essa mesma baixa tinha a duração de 12 dias, tal como a primeira baixa que entreguei, ou seja, era de novo uma baixa com a designação de baixa inicial porque o sistema informático nao permitia que fosse uma prorrogação dado que entrei pela primeira vez no sistema. Perante isto procurei obter esclarecimentos na segurança social, coisa que tambem me foi dita pelo empregador, onde referi a questão das vinhetas e foi-me dito que podia ser entregue nessas condições, e o que me disseram sobre as baixas em si foi que a segunda baixa nao invalidava a primeira e a consequencia maior era perder os 3 primeiros dias de cada uma das baixas por serem as duas iniciais. Nos meus contactos com a empresa aquando da entrega das baixas nao me foi dito que algo de errado se podia estar a passar com as mesmas, a nao ser pelo facto de serem as duas iniciais, ou que podia estar a dar faltas sem justificação, o que me leva a concluir que aparentemente esta tudo bem. Agora o que eu queria saber era se a empresa pode dar inicio a uma 'reclamação' pela ausência de vinhetas na primeira baixa que entreguei, que deve ser algo previsto na lei, de que forma posso eu saber como e onde deu entrada essa reclamação? E nao deveria eu ser informado dessa 'reclamação'? E quantos dias tem de passar para eu ser informado da suposta 'reclamação'?

Respondido por dorisad no tópico baixa medica em versão manual

28 Out. 2013 17:16 #9698
Nos meus contactos iniciais com vocês referi que me tinham passado uma baixa manual ha 2 dias e queira dizer 20. Estou de baixa desde 4 de outubro. Agradeço resposta às questões que coloquei.
Tempo para criar a página: 0.279 segundos