Bom dia,
Após baixa médica de 3 meses e meio, que terminou a 28 de Setembro, tendo eu cumprido com as minhas obrigações enquanto funcionário (entrega dos respectivos certificados destinados À entidade patronal) fui confrontado com a seguinte situação:
1 - O mês de setembro estava por justificar, tendo eu procedido posteriormente enviado a cópia destinada ao trabalhador para os RH.
2 - O mês de Outubro, ao qual trabalhei na totalidade foram descontados os meses de baixa de agosto e setembro.
Isto é, a empresa durante a baixa, mesmo sabendo que estava de baixa pagava-me os vencimentos por completo (junho e julho). após eu ter detectado a situação e alertado os RH e a minha hierarquia directa para a situação, foram começando a descontar os acertos (a empresa complementa a diferença entre a baixa e o ordenado).
Estando eu já a trabalhar, e cumprindo com as minhas obrigações legais, pode a empresa sem aviso ao trabalhador proceder a este tipo de ajuste directo no vencimento, isto é, na sua totalidade, apenas recebendo 125€? não é pelo valor, mas pela atitude, uma vez que cumpri com o que me é exigido, alertei, e tive o bom senso de colocar o dinheiro em excesso nos meses anteriores.
Obrigado