Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias, horas extras e feriados em atraso

Férias, horas extras e feriados em atrasofoi criado por Cláudiapt

20 Ago. 2013 10:34 #8995
Bom dia,
gostaria de saber se posso dar queixa no tribunal do trabalho, porque desde que entrei na empresa não recebemos os feriados e os recibos de vencimento vem errados por causa do subsídio alimentação que nos pagam os valores de 2007, foras que este ano só tirei 5 dias úteis de férias e ficou acordado que tiravamos as em atraso agora em setembro, e a empresa diz que mudou de idéia que e´para outubro, sendo que em outubro estão marcadas as férias que temos por tirar os 11 dias úteis e não os 6 dias úteis em atraso que temos ainda por tirar, fora as horas extras que andamos a fazer desde maio e que até hoje não recebemos bem como os feriados, demos queixa a ACT, eles foram lá, mas nem a metade dos documentos que a ACT pediu, a empresa entregou,
e eles ficam de mãos atadas porque se podem atuar se não tiver os documentos pedidos.

E para completar agora a empresa já mudou de idéia novamente, diz que não tem dinheiro para pagar as horas extras e feriados vai nos dar em folga, mas só podemos tirar 2 folgas por mês, e fizemos um mapa, que não qual colocando férias em atraso, férias por tirar, os feriados e folgas das horas extras, só ficaria regularizada em agosto de 2014, a empresa pode fazer isso?? Fora as ameaças de despedimentos que já nos foram faladas.

Estou pensando em ir ao tribunal do trabalho para ver se eles podem me resolver isso, me dizer como devo atuar.

Se alguém poder me ajudar fico agradecida, trabalho no setor do comércio, a empresa proibiu tirarmos folgas aos fins de semana.

fica desde já o meu muito obrigada.

Cláudia :(

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias, horas extras e feriados em atraso

20 Ago. 2013 15:48 - 24 Jun. 2023 20:00 #9001
Cara Cláudia, boa tarde.

Pode e deve, o trabalhador deve conseguir atuar no sentido de se proteger. Se organizarem uma "comissão" representativa dos trabalhadores ou se a queixa tiver a assinatura de todos, ou da maioria dos trabalhadores, mais força tem.

Uma vez que a ACT não vos pode ajudar, a próxima instância será o Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa (cujos contactos poderá encontrar a partir de justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ).
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:00 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Cláudiapt
Tempo para criar a página: 0.270 segundos