Responder: Deslocação

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Deslocação

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

• Pedro Ferreira
07 Jul. 2025 08:52

Boa tarde! Antes de mais, lamento que tenhas de pensar numa situação tão delicada.
A legislação laboral portuguesa não impõe expressamente à entidade empregadora a obrigação de custear a viagem de regresso do trabalhador em caso de falecimento de familiar. No entanto, há alguns pontos importantes a considerar:
Licença por falecimento (licença de nojo)
- Está prevista no artigo 251.º do Código do Trabalho .
- Dá direito a dias de ausência justificada e remunerada, cujo número depende do grau de parentesco.
- A lei garante o direito à ausência, mas não menciona o pagamento de deslocações.
Deslocações em contexto de trabalho
- Se estás deslocado por ordem da empresa, pode haver acordo interno, contrato coletivo ou política da empresa que preveja apoio logístico ou financeiro em situações de emergência familiar.
- Algumas empresas assumem os custos de regresso em casos de força maior, como falecimento de familiares diretos — mas isso não é obrigatório por lei a menos que esteja contratualmente previsto.
O que podes fazer
- Verifica o teu contrato de trabalho ou acordo coletivo de trabalho (se aplicável).
- Fala com o departamento de recursos humanos ou com o teu superior hierárquico para saber se a empresa tem alguma política interna para estas situações.
- Em alternativa, podes tentar negociar diretamente com a empresa o apoio à deslocação, explicando a urgência e sensibilidade do caso.

• Pedro Ferreira
06 Jul. 2025 18:59

(Sergio) - Boa Tarde a minha questão é a seguinte estou a trabalhar numa empresa situada no norte e que tem trabalho em todo o país e no meu caso neste momento estou a trabalhar no sul em caso de necessidade pessoal urgente por exemplo se falecer um familiar
tenho direito a viagem de regresso o norte do país por conta da empresa?
Se me puderem ajudar agradeço
Obrigado

Publish modules to the "offcanvas" position.