Bom dia, gostava de saber se há alguma lei que diga que, se 2 funcionários que trabalham na mesma instituição e inclusive no mesmo serviço, tendo estes mesmos trabalhadores uma filha menor, a chefia é ou não obrigada a fazer horários de trabalho compatíveis para os funcionários , de modo a que a filha esteja sempre acompanhada por um dos progenitores ( após o horário escolar e fins de semana) uma vez que trabalhamos por turnos?
é que já vem acontecendo há bastante tempo, estarmos com horários sobrepostos, nos quais se cumpridos como sai a escala de horário a nossa filha passaria tardes e noites e inclusive qualquer período de tempo ( Manhã, Tarde ou Noite) durante o fim de semana sozinha em casa. A resposta que nos dão é que temos de ter paciência e se precisarmos temos que nós fazermos trocas de turnos o que prejudica a nível familiar e pessoal pois nunca conseguimos estar juntos como família durante o mês e até mesmo não conseguimos fazer qualquer tipo de planeamento mensal para o que quer que seja, pois estamos sujeitos á disponibilidades de outros para aceitarem ou não as trocas e também dependemos á posteriori das nossas disponibilidades para pagar essas mesmas trocas aos colegas. Acabamos por vezes a trabalhar 16h seguidas, a ficar sem folgas em conjunto etc....
O que é certo é que a chefia diz que não tem qualquer obrigação legal de o fazer, se assim é, poderei faltar ao serviço para prestar assistência á minha filha? é que legalmente ela é menor e é contra a lei eles ficarem sozinhos em casa sem supervisão de um progenitor ou adulto.
Obrigada.