Boa tarde,
No meu contracto de trabalho (comercial) existe uma cláusula "Confidencialidade"
1.O segundo Outorgante (eu) obriga-se durante toda a vigência do presente contrato e após a sua cessação, manter confidencialidade de toda a informação de que venha a ter conhecimento ou acesso, seja de que forma for, em virtude da sua relação contratual com o Primeiro Outorgante, não podendo utilizar em seu próprio beneficio, revelar, ceder partilhar ou permitir a sua duplicação, uso ou divulgação, no todo ou em parte a terceiros.
2.Por informação entenda-se toda e qualquer informação inerente à actividade da Empresa, aos seus colaboradores,aos seus clientes, nomeadamente sobre organização, procedimentos da operação,normas de segurança, custos,investimentos,serviços, segredos e experiência na exploração do negocio ou qualquer dado similar da natureza comercial, financeira e técnica sobre a actividade e negócios do primeiro Outorgante.
3. Em caso de cessão por qualquer motivo do presente contrato, o segundo Outorgante deverá devolver imediatamente ao primeiro Outorgante todos os originais e\ou cópias dos dossiers, correspondência, arquivos, indumentaria e equipamentos que se encontrem em seu poder, obrigando-se a não reter qualquer cópia, nota ou extracto relativo à actividade empresarial do primeiro Outorgante.
4. A violação pelo segundo Outorgante das obrigações previstas na presente cláusula é passível de ser enquadrada como fonte de responsabilidade disciplinar, civil e criminal, caso a violação ocorra durante a vigência do presente contrato, poderá constituir justa causa de despedimento.
Assim sendo, tenho as seguintes dúvidas:
- Será que após cessação de contracto não poderei abrir uma Empresa similar, com trabalho na mesma área? (provavelmente com alguns clientes/fornecedores comuns)
- Será que posso trabalhar em alguma outra empresa na mesma área? (provavelmente com alguns clientes/fornecedores comuns)
- O que é o pior que pode acontecer, se eu for trabalhar ou abrir uma empresa no mesmo ramo após cessação deste contracto.
Agradeço a sua resposta,
Com os melhores cumprimentos,
MNT