Bom dia. Em primeiro lugar, peço desculpa se este não for o local indicado para expor estas questões mas eu e o meu marido precisamos de ajuda porque não sabemos o que fazer. Vou tentar ser breve.
Eu e o meu marido contraímos empréstimo para habitação em 2008 (cerca de 70 000 euros) e os pais dele foram os fiadores. Na altura ele tinha rendimentos e o valor da prestação era bem menor do que arrendar.
Um ano depois, o meu marido perdeu o emprego e eu não conseguia arranjar trabalho o que nos obrigou a colocar o apartamento para arrendar (pagámos multa) - por sorte encontrámos um inquilino que se mantém lá até hoje e paga sempre a tempo.
Nessa altura, mudamo-nos para uma casa que era dos meus avós e, por falecimento destes, passou por herança para : 40% para a minha mãe e o restante distribuído pelos seus 2 irmãos (na altura ninguém se opôs a que estivéssemos lá a viver). No ano passado, a minha mãe recebe uma carta de um advogado em que os outros 2 irmãos exigiam que saíssemos da casa pois queriam vendê-la... (a casa continua e vai continuar à venda por muito tempo, mas pronto)
Claro que tivemos que sair e o único sítio que nos restou foi a casa dos pais dele, meus sogros.
Acontece que os meus sogros não nos querem cá em casa (embora estejamos num anexo separado da casa deles que nem sequer utilizam mas pronto) Eles não nos querem cá e querem que voltemos para o apartamento. Nós, brevemente, temos que avisar a imobiliária se queremos voltar ao apartamento, caso contrário, o contrato de arrendamento renova-se por mais 5 anos. Mas eis o ponto da situação:
- O meu marido está efectivo mas ganha o ordenado mínimo;
- Eu estou desempregada há mais de ano e meio, procurei trabalho este tempo todo e única coisa que consegui foi um contrato a termo certo num local onde me deram cabo da saúde mental e onde só arranjei problemas. Estudei 5 anos e nem a porcaria de um trabalho a ganhar o ordenado mínimo consigo arranjar por muito que me sujeite a coisas absurdas.
- Os meus sogros querem mandar-nos embora desta casa. Não podemos contar com família e a minha mãe vive num apartamento que não tem condições para nos receber.
Os meus sogros podem expulsar-nos de casa? Não sabemos o que fazer. Se eu tiver que ir viver para a rua vou. Mas não quero que aconteça nada ao meu marido e sei que ele não me deixaria sozinha. Alguém nos dê algumas luzes por favor.