Boa tarde.
Trabalho numa empresa ha 20 anos,onde os ultimos 3 estou na area comercial como vendedor.
Somos cerca de 20 trabalhadores onde o mais novo tem cerca de 15 anos de contrato e o mais velho cerca de 25 anos,todos efectivos.
Há cerca de 3 anos começaram as dificuldades económicas onde sempre foram cumprindo com os vencimentos a tempo,num ou noutro mes mais atrasado,mas nunca passou de dia 6.
Acontece que ha uns meses estão a começar actividades suspeitas dentro da empresa,os bens pessoais dos dois sócios estão a ser vendidos ficticiamente para o nome de familiares,casas,terrenos e automóveis já nao estará nada em nome deles a esta data.
Há cerca de um ano fomos "obrigados" a assinar um plano de redução de dias de trabalho(4 por mes,durante um ano) para tentar fazer face as dificuldades economicas.
Também está a acontecer o desvio de dinheiro da empresa para contas pessoais.
Esta semana foi nos dada a ordem para os cheques das cobranças não serem endossados e serem passados ao portador,cheques esses que estão a ir para outra conta para ir garantindo a subsistencia da empresa em termos minimos de fornecedores,salarios,carros e combustiveis.
Sabemos que a gerencia está envolvida com dois advogados que estão a acompanhar e a aconselhar este processo e nós nao somos informados de nada,a segurança socia de Agosto nao foi paga e os nossos subsidios de ferias tambem nao nos foram pagos.
Quanto ao vencimento deste mes fomos informados que iremos receber metade na proxima segunda feira,e que a empresa até ao final do ano provavelmente fechará.
Gostaria de saber o que poderemos fazer para nos salvaguardar em termos de indemnizações ou outros vencimentos em falta,visto que neste caso a união de todos os trabalhadores será um cenario impossivel.
E já que isto é um cenario de insolvencia provocada e salvaguarda de bens pessoais para nao nos indemnizarem o tempo será crucial em termos da nossa salvaguarda.
Obrigado.