Esta empresa é uma empresa de trabalho temporário. Nesta formação profissional são poucos os formandos que chegam ao fim e destes só alguns são contratados, repetindo-se os mesmos anúncios de oferta de emprego todos os meses.
No período desta formação profissional foi-me pago o subsídio de desemprego sendo a minha situação na segurança social de "Suspensão Total por Exercício Actividade Profissional por Conta Própria".
Após pedir na Segurança Social o pagamento do reinício do Subsídio de Desemprego, recebi no dia seguinte Notificação de restituição de prestações indevidamente pagas.
Apesar da empresa ter corrigido a situação na Segurança Social e esta me ter informado que não existe registo
da minha actividade laboral nesta empresa, assim registado na área pessoal da segurança Social Directa, foi incluído na nota de reposição o valor referente ao período desde o dia após esta formação até ao dia em que a empresa corrigiu a situação. Este valor é equivalente a cerca de 43% do subsídio de desemprego.
O valor requerido para pagamento pela notificação é o valor total da Bolsa de Formação acrescido de 11% do meu Subsídio de Desemprego.
Tendo respondido a esta Notificação com reclamação, foi adicionado a esta na minha página da Segurança Social Directa o valor real da dívida com a discriminação dos valores em dívida por mês, o valor indevido descriminado e igual a valor Nulo. mantendo-se o valor inicial da notificação que inclui o valor indevido.
Foi também colocado a pagamento o Subsídio de Desemprego do mês anterior (não efectuado então devido à sua suspensão), acrescido do valor que reclamei (43%) mas sendo o mesmo logo deduzido.
Fiquei a aguardar resposta ou nova Notificação para pagamento de restituição de prestações até ao último dia do prazo. Liguei para a Linha de Apoio da Segurança Social onde me sugeriram pagar esta notificação ou dirigir-me pessoalmente à Segurança Social.
Fiz o pagamento total desta Notificação cumprindo assim o prazo da mesma e evitando ter de esperar cerca de 7 a 8 horas para ser atendida na Loja do Cidadão, (1 a 2 meses com marcação) com a forte possibilidade de não obter resposta à reclamação efectuada.
Na minha página pessoal da Segurança Social a situação aparece como regularizada, não havendo referência qualquer valor a restituir por parte da Segurança Social
Neste momento aguardo resposta à minha reclamação, situação esta que tem como origem o procedimento desta empresa (não sou o único caso, como constatei por pesquisa na internet) e posteriormente os procedimentos das entidades envolvidas.
Poderia me informar de qual o prazo de resposta da Segurança Social?
Agradeço a atenção dispensada.