Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Obrigações

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Obrigações

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
23 Ago. 2023 16:00

Segundo o Código do Trabalho, o trabalhador tem direito a pelo menos um dia de descanso semanal, que por regra é o domingo. No entanto, existem algumas atividades e situações excecionais em que o trabalho ao domingo é admissível. Se a sua empresa se enquadrar em alguma dessas categorias, o seu empregador pode exigir que trabalhe ao domingo, desde que lhe atribua outro dia de descanso semanal. Se a sua empresa não se enquadrar em nenhuma dessas categorias, o seu empregador não pode obrigar a trabalhar ao domingo, a menos que se trate de trabalho suplementar por motivo de força maior ou indispensável para prevenir ou reparar prejuízo grave para a empresa. Nesse caso, tem direito a um descanso compensatório equivalente às horas trabalhadas e a um acréscimo de 50% na sua retribuição horária. Se o seu contrato de trabalho estipular que a sua folga fixa é ao domingo, deve verificar se há alguma cláusula que permita alterar esse dia por acordo entre as partes ou por necessidade da empresa. Se não houver, deve tentar negociar com o seu empregador uma solução que respeite os seus direitos e os interesses da empresa. Espero ter ajudado.

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
26 Jul. 2021 20:17

(Ema) - Boa tarde.
Uma informação, trabalho numa empresa, que a folga fixa é ao domingo (sempre foi) E isso diz no meu contrato de trabalho.
Contudo a empresa quer abrir ao domingo, eu sou obrigada a trabalhar os domingos ? Eles podem obrigar a isso ? Obrigada pela informação

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
26 Jul. 2021 20:16

(Ema) - Boa tarde.
Uma informação, trabalho numa empresa, que a folga fixa é ao domingo (sempre foi) E isso diz no meu contrato de trabalho.
Contudo a empresa quer abrir ao domingo, eu sou obrigada a trabalhar os domingos ? Eles podem obrigar a isso ? Obrigada pela informação

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
26 Jul. 2021 20:16

(Ema) - Boa tarde.
Uma informação, trabalho numa empresa, que a folga fixa é ao domingo (sempre foi) E isso diz no meu contrato de trabalho.
Contudo a empresa quer abrir ao domingo, eu sou obrigada a trabalhar os domingos ? Eles podem obrigar a isso ? Obrigada pela informação

Tempo para criar a página: 0.303 segundos