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O Gestor de Formação tem por função principal a definição da política de formação, seja numa organização ou  numa entidade de formação. Ele é responsável pela gestão dos recursos afectos à formação, bem como pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano operacional da área.

Beatriz Madeira
Cara Isabel,

A avaliação de formação depende de, por um lado, objectivos globais que a empresa tenha definido (mensal , trimestral, semestral ou anualmente) e que podem ser atendidos por via da formação dos colaboradores, na perspectiva do seu contributo para atingir esses mesmos objectivos gerais. Por outro lado, a avaliação da formação deve ser feita com base em competências existentes (à partida) e competências a criar (à saída). Ou seja, os critérios de avaliação de formação devem ser pensados com base em cumprimento de objectivos, seja da empresa, seja dos colaboradores, em função de um diagnóstico que tenha sido feito e em que se considerou todos os "problemas" que, na empresa, podem ser resolvidos através da formação dos colaboradores e que permitem, no final, perceber se houve os ganhos pretendidos.

Podemos indicar alguns critérios de avaliação de formação: índice ou aumento de produtividade, aumento de audiências, criação de área de negócios ou parcerias, desenvolvimento de novos produtos, programas, angariação de publicidade, satisfação, motivação. Tudo depende do sector de actividade e dos objectivos a cumprir por cada colaborador e pela empresa.

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Gostaria de receber uma lista de perguntas que podem ser usadas para avaliar a formacao profissional numa empresa televisiva, durante um periodo de 5 anos.
Pedro Ferreira
de acordo com a Terminologia de Formação da D.G.E.R.T. em http://www.dgert.mtss.gov.pt/Emprego e Formacao Profissional/terminologia/terminologia_lista.htm, o Gestor de Formação é o "Indivíduo que, numa organização ou entidade de formação, é responsável pela definição da respectiva política de formação, pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de actividades e, ainda, pela gestão dos recursos afectos à organização ou entidade de formação.".

Para te dar um exemplo daquilo que uma instituição de Ensino Superior lecciona na pós-graduação de Gestão e Avaliação da Formação, as disciplinas são:

* Conceitos e Fundamentos de Gestão e Avaliação da Formação
* Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Competências e Formação
* Técnicas de Diagnóstico Organizacional
* Engenharia da Formação
* Avaliação da Formação e Disseminação de Resultados
* Ferramentas para a Interpretação dos Resultados da Formação
* Gestão Económica da Formação
* Auditoria ao Processo de Formação

O Gestor de Formação é o profissional que se ocupa de fazer a definição da política de formação (o quê), de definir a estratégia (como) e os objectivos (para quê) e a afectar recursos para tornar isso viável (com quem).

PPM
O que faz de mim um gestor de formação é o meu diploma de pós-graduação em gestão de formação por um instituto superior. O que faz de si um médico? O que faz de si um engenheiro? O que faz de si um motorista? A experiência? Se tal assim fosse o mundo era um caos e por mais créditos e magalhães que o Socas dê para levantar as estatísticas, uma carteira cheia de créditos de origem duvidosa não fazem um profissional bem formado, acredite, caso contrario vão sentir as vossas expectativas defraudadas quando face a um profissional.

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